Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Usuários de Teresópolis aprovam internet grátis

 Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcos Antonio Lopes Fonte, diz que Prefeitura pretende ampliar o sinal Wi-Fi
Usuários aprovam internet grátis
Calçada da Fama e quatro praças da cidade já possuem o serviço

Teresópolis, 2 de setembro de 2014 - Em Teresópolis, a inclusão digital já é uma realidade em espaços públicos. Desde maio deste ano, a Prefeitura democratizou o acesso ao conhecimento e à informação com a implantação do sinal Wi-Fi livre em diversos pontos da cidade. 

Através dessa iniciativa, o sinal de internet está chegando, gratuitamente, na Calçada da Fama e nas praças Balthasar da Silveira - a da Matriz de Santa Teresa e Olímpica Luis de Camões – no Centro, sendo que esta última encontra-se em reforma; Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto; e Maria Corina Paim – na Barra do Imbuí.

Para conectar-se a esta rede gratuita é necessário ter um dispositivo móvel que disponha de interface de rede wireless, como celulares, notebooks e tablets. Os aparelhos precisam estar dentro da área de abrangência da distribuição do sinal ou em algum local público no qual haja a identificação da existência da rede sem fios (Wireless). A distribuição do sinal da internet gratuita é feita por antenas instaladas nos locais de acesso.

Mais pontos de acesso

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcos Antonio Lopes Fonte, a Prefeitura tem o objetivo de ampliar progressivamente o sinal, de forma a atender ao maior número de moradores possível. “A meta da secretaria é levar sinal de internet a todas as praças da cidade. Nesse sentido, já temos um projeto em fase de finalização e até o final do ano a Praça da Igreja São Pedro e a do Expedicionário (Tiro de Guerra), ambas no bairro São Pedro, contarão com este serviço”, declarou Marcos Antonio.

Além disso, a rede wireless aberta facilita o acesso da população à cultura e auxilia na inserção social e profissional dos cidadãos. A medida também tem reflexo no turismo, oferecendo sinal gratuito em vários pontos de visitação da cidade, como na Feirinha de Teresópolis. Tudo para oferecer ainda mais conforto aos visitantes e usuários.
 O garçom Renato Ferreira não perde a oportunidade de navegar livremente no celular
A estudante Camila de Oliveira trabalha na Várzea e nos intervalos aproveita a internet gratuita da Praça da Matriz de Santa Teresa para estudar mais um pouco. “Antes de abrir a loja e na hora do almoço aproveito o sinal Wi-Fi livre da praça e da Calçada da Fama para estudar e fazer pesquisas no meu tablet”, disse a estudante.

O garçom Renato Ferreira não perde a oportunidade de navegar no celular. “Foi muito bom a Prefeitura colocar internet grátis à disposição da população, porque há gente que não pode pagar. Eu tenho, mas aproveito o sinal livre para economizar um pouco”, comentou. Os amigos bancários Steffanie Cruz, Renan Vale e Caio Alcântara também se beneficiam com a rede sem fios (Wireless) oferecida pela atual gestão municipal.

O município disponibiliza ainda gratuitamente um Centro de Internet Comunitária (CIC), no Centro. Com mais de 15 mil acessos livres, o CIC de Teresópolis, inaugurado em julho de 2012 no Centro de Informações Turísticas, na Praça Olímpica Luís de Camões, é uma das unidades no Estado do Rio de Janeiro onde a população mais recorre à internet. Atualmente, o espaço conta com cerca de 1.860 usuários cadastrados. Para usar os computadores do telecentro basta apresentar carteira de identidade e CPF. Os usuários contam com o serviço de impressão no local.
 A estudante Camila de Oliveira aproveita a internet gratuita da Praça da Matriz de Santa Teresa para estudar um pouco mais
 Os amigos bancários Steffanie Cruz, Renan Vale e Caio Alcântara também se beneficiam com a rede sem fios oferecida pela atual gestão municipal
Texto e fotos – Gisele Barreto
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário