Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Curso na FESO Pro Arte Teresópolis passa noções de arquitetura e busca abrir horizonte de jovens

Estudantes do Centro Educacional Rose Dalmaso (CEDAL) e da Escola Municipal Ginda Bloch (dez de cada escola) estão participando do curso no Centro Cultural
Curso na FESO Pro Arte passa noções de arquitetura e busca abrir horizonte de jovens

O curso de Desenho Técnico e Maquetes, ministrado pelo professor Nelio Paes de Barros através do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), começou no dia 25 de setembro com o objetivo de transmitir noções teóricas básicas da Arquitetura e, ao mesmo tempo, com a missão de abrir horizontes dos alunos através de conversas, palestras e bate-papo.

“Este período da adolescência, a passagem de criança para adulto, é muito difícil e quero mostrar uma visão que permita a eles enxergarem as possibilidades que têm de evoluir, para que escolham uma profissão com mais facilidade, algo pensando no futuro, e que não se restrinjam a apenas procurar um emprego, mas que tenham sonhos e os persigam”, justificou o professor Nélio. Quanto à metodologia do curso, ele conta que será o básico do desenho aplicado à arquitetura. “Quero que entendam que um projeto de arquitetura tem planta baixa, corte, fachada, telhado, entre outros itens. Quero que tenham um conhecimento teórico de mestre de obras e sejam capazes de entender uma planta. Também mostro filmes sobre o surgimento de cidades para entenderem como esse processo acontece”, explicou o professor, acrescentando que as aulas também incluirão noções sobre a história do Brasil, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, entre outras questões para as quais ele procurará chamar a atenção, preparando os jovens para o mundo que irão enfrentar.

São vinte estudantes do Centro Educacional Rose Dalmaso (CEDAL) e da Escola Municipal Ginda Bloch (dez de cada escola) participando do curso. Eles passaram por uma prova de seleção e terão três meses de aula, sempre ministradas nas tardes das quintas-feiras. A estudante Thayná Mendonça, do CEDAL, disse que se interessou pelo curso porque “quis aprender coisas novas e decidir o que vou seguir no futuro”. Já Nathália Garcia, do Ginda Bloch, ficou interessada porque pensa em fazer Arquitetura. “Espero que me ajude a entender mais esta área em que escolhi, pois para o futuro pretendo cursar a faculdade”, contou.

A iniciativa é um trabalho voluntário do professor Nélio Paes de Barros em parceria com o Centro Cultural — que cedeu a infraestrutura e o material para os alunos – e a Secretaria Municipal de Educação. Ele justifica a ação como uma responsabilidade que assume perante a sociedade. “Eu sempre estudei em escola pública e trabalhei em empresa estatal. Minha dependência com a nação sempre foi muito grande. E agora que estou aposentado o mínimo que posso fazer é devolver um pouco à sociedade o muito que ela me deu”, disse o professor Nélio, que é formado em Arquitetura e Urbanismo, trabalhou durante 30 anos para Petrobrás projetando complexos petroquímicos e terminais marítimos, atuando ainda na área de meio ambiente, em que é conferencista de nível internacional.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário