Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dia Nacional do Idoso em Teresópolis é comemorado com dança e ginástica ao ar livre

Grupos da 3ª idade comemoram Dia do Idoso com atividade física
Dia Nacional do Idoso é comemorado com dança e ginástica ao ar livre
Grupos da 3ª idade confraternizam na praça Ginda Bloch e no Horto Municipal

Teresópolis, 1º de outubro de 2014 – Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro, integrantes dos grupos Amigos do Esporte (Secretaria M. de Esportes e Lazer), 60+ 3ª Idade com Qualidade (Secretaria Estadual Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida) e do projeto social Crescendo com Arte participaram de um aulão de ginástica na Praça Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch, no Alto. A Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher também promoveu uma programação especial para ​festeja​r a data, com atividades desenvolvidas no Horto Municipal, localizado também no bairro do Alto.

​O aulão de ginástica​ realizado​ na Praça Nilo Peçanha foi coordenad​o​ pelo professor de Educação Física Luiz Lisardo, pela enfermeira Adriana Lopes e pelo fisioterapeuta Thiago Medeiros. Lisardo destacou a vitalidade dos participantes. “Conheço pessoas de 30, 40 anos, que não têm a disposição que esses grupos possuem. Mesmo com dificuldades, eles fazem questão de estarem presentes e se movimentar. Temos vários exemplos de idosos que não conseguiam caminhar facilmente e hoje estão vendendo saúde”.

A enfermeira Adriana Lopes destacou a importância dos exercícios para a melhora da qualidade de vida dos idosos. “Essas atividades são fundamentais porque não contribuem somente para a saúde física deles, mas também para a saúde psicológica e afetiva. Nesses espaços, eles fazem amigos, se divertem e ficam integrados”.

​A confraternização​ contou com a presença do vereador Mauricio Lopes, presidente da Câmara Municipal ​e idealizador​ do projeto social Crescendo com Arte. “Muitas vezes, os idosos não têm atenção dos familiares e buscam nessas atividades uma companhia, uma pessoa para conversar, contar suas histórias.

Essa interação ajuda ​a aumentar a ​autoestima deles​, entre outros benefícios”, ressaltou Mauricio Lopes.

Dirce Mesquita frequenta as aulas no ginásio Pedrão há cerca de 15 anos e desde 2004 participa de competições de corrida. “É sempre bom estar com o grupo da ginástica. São todos muito animados. Além disso, foi nesse projeto que comecei a me interessar pela corrida e me tornei maratonista. Tenho 78 medalhas em casa”, comentou ​orgulhosa ​a aposentada.
 Dia do Idoso com direito à ginástica, confraternização e alegria na Praça do Ginda Bloch
 Aulas de ginástica foram um incentivo para Dirce Mesquita, de 72 anos, se tornar maratonista
No Horto Municipal, o grupo participa de caminhadas, brincadeiras de roda, danças típicas e relembra histórias do tempo de infância, na roda de conversa
Atividades recreativas no Horto

No Horto Municipal, cerca de 50 senhoras, integrantes dos programas de atividade física da Prefeitura, tomaram parte de diversas ações recreativas, comandadas pelos professores Jackson Lobato Barbosa e Oridinéia Francisca Fernandes, que atuam como dirigentes da Dança Sênior, no Pedrão. O grupo participou de caminhadas, brincadeiras de roda, danças típicas e relembrou histórias do tempo de infância, na roda de conversa.

O evento foi acompanhado pela coordenadora do Ceam (Centro Especializado de Assistência a Mulher), Magda Becker, e pela assistente Social Cristiane Granito, ambas da Secretaria M. dos Direitos da Mulher. “Toda atividade ao ar livre é muito bom e, por isso, escolhemos fazer essa comemoração aqui no Horto. Além disso, a primeira-dama, Alessandra Rosa, já está pensando em realizar outros eventos para essa turma”, comentou Magda.

Para dona Dora Assunção o programa foi uma diversão e o lugar escolhido não podia ser melhor. “Estou muito feliz em fazer parte deste encontro. O lugar é lindo, bem cuidado, cheio de árvores e flores. Me sinto muito bem aqui. Estar com este grupo faz uma grande diferença para mim. A gente brinca, conversa, faz exercícios e se diverte. Não me sinto mais sozinha. Agora é só esporte e lazer”, disse sorrindo a senhora de 89 anos. 

O Dia do Idoso foi instituído pelo Estatuto da Terceira Idade (Lei nº 10.741, de 2003). A legislação, que garante os direitos das pessoas mais velhas no país, é um conjunto de 118 artigos que programa um sistema de proteção social ao segmento da sociedade.

Para se inscrever nos projetos basta comparecer aos locais onde as aulas acontecem, portando documento de identidade, comprovante de residência e atestado médico.

​As atividades​ acontecem no Ginásio Pedrão, na Igreja Metodista Central (Rua Nilza Chiapeta Fadigas), nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do Alto, São Pedro, Meudon e do Barroso ou no projeto social Crescendo com Arte, na Beira Linha.​
Cerca de 50 senhoras participam de recreação comandada pelos professores Jackson Lobato Barbosa e Oridinéia Francisca Fernandes
Para dona Dora Assunção o programa foi uma diversão
Texto: Gisele Barreto e Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida e Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário