Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Provas do processo seletivo para unidades do programa Dupla Escola do Rio acontecem neste domingo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2014
Núcleo de Imprensa

Provas do processo seletivo para unidades do programa Dupla Escola acontecem neste domingo

São oferecidas mais de mil vagas para 11 unidades com Ensino Médio Integrado

O processo seletivo para 11 dos 26 colégios do programa Dupla Escola acontece neste domingo (19/10). Ao todo, são oferecidas 1.398 vagas para a 1ª série do Ensino Médio integrado à Educação Profissional. As provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências (de acordo com o curso escolhido), além da redação, serão realizadas em 25 colégios da Região Metropolitana. A previsão é de que o resultado final da seleção seja divulgado no dia 18 de dezembro. 

Para o processo seletivo deste ano, foram recebidas 15.840 inscrições, 3 mil a mais do que em 2013. Desse total, 30% são referentes a estudantes oriundos da rede particular de ensino. Os outros 70% são provenientes das redes públicas, sendo 8.203 alunos da municipal, 2.773 da estadual e 67 da federal.

A seleção para o Ensino Médio Integrado acontece desde 2008. Do total de vagas oferecidas, 90% são reservadas para os alunos das redes públicas, 5% são para portadores de necessidades especiais e 5% para estudantes da rede privada. 

Ensino em tempo integral 

O programa Dupla Escola foi desenvolvido com o objetivo de transformar o colégio convencional em um espaço que ofereça oportunidades para o aluno, com foco no mercado de trabalho. A jornada de estudo integral com atividades de interesse dos estudantes está reduzindo as taxas de evasão e tem contribuído para a melhoria do desempenho escolar.

Criado em 2007, o projeto engloba, atualmente, 26 escolas da rede estadual de ensino e oferece cursos em diversas áreas, como Administração, Hospedagem, Edificações, Química, Produção em Áudio e Vídeo, Roteiros para Mídias Digitais, Panificação, Biotecnologia, Informática, Auxiliar de Operações Logísticas, entre outros. Além do Ensino Técnico, também fazem parte do programa escolas bilíngues de Inglês, Espanhol e Francês.

– Desenvolvemos esse modelo com o intuito de reformular o Ensino Médio no estado. Procuramos unidades que tinham os perfis desejados e fomos instituindo os cursos. O maior ganho, além do aprendizado específico, é a transformação desses alunos. Vemos que muitas vezes os estudantes terminam o Ensino Fundamental sem a intenção de continuar os estudos. No Dupla Escola, eles têm perspectiva de crescimento, passam a perceber a importância de desenvolver um senso crítico, tornando-se mais conscientes. E isso gera um ganho enorme, que ultrapassa a questão do curso técnico – explicou a coordenadora do Programa Dupla Escola, Maria Aparecida Jacomelli.

Atualmente, 3.500 alunos estão matriculados nessas escolas. Para saber mais sobre os cursos, acesse:http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1734316.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário