Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Teresópolis sedia reunião de Conselhos Municipais de Educação

CMEs da Região Serrana se reú​nem em Teresópolis para discutir o avanço da Educação
Teresópolis sedia reunião de Conselhos Municipais de Educação

Teresópolis, 7 de outubro de 2014 - Indicado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio de Janeiro (UNCME-RJ) como município coordenador da Região Serrana, o Conselho Municipal de Educação de Teresópolis (CMET) recebeu, nesta segunda-feira, 6, na sede da Secretaria M. de Educação, em sua primeira reunião as delegações municipais para debater diversas questões pertinentes a Educação. Em pauta, oportunidades de capacitação, formação continuada, metas do Plano Nacional de Educação a serem alcançadas e informes administrativos.

A professora Fátima Machado, presidente do Conselho Municipal de Educação de Teresópolis, enfatizou que essa foi apenas a primeira reunião regional dos conselhos. “Nós fomos recentemente solicitados como coordenadores da UNCME-RJ Serrana, que abrange cerca de 15 municípios da região. Aceitamos a função e esta é a primeira reunião para nos conhecermos e repassarmos algumas informações recebidas da UNCME estadual que, por sua vez, recebeu da UNCME nacional”, explica Fátima.

Outro objetivo do encontro é a participação dos conselheiros municipais de educação como atores mobilizadores, com propósito de fomentar debates com ampla discussão da educação nacional e posteriormente da educação municipal. No dia 9 de outubro, acontece o Encontro Estadual, em Niterói, e nos dias 5, 6 e 7 de novembro, acontece o Encontro Nacional da UNCME, em Manaus.

Reconhecer a importância dos CMEs no processo de construção educacional e refletir coletivamente caminhos para a educação municipal são objetivos e desafios de todo conselheiro, pontuam os representantes de Guapimirim. “Viemos trocar experiências e descobrir o que podemos fazer para ajudar na melhoria da educação de nosso município”, disseram os conselheiros Jorge e Claudete de Guapimirim.

O encontro, que aconteceu em uma das salas da Biblioteca Municipal Antonio Paulo Capanema de Souza, contou ainda com uma palestra da psicóloga especialista em área escolar Érika Neves, que aproveitou o momento para motivar os conselheiros presentes.

Na parte da tarde, estes ainda tiveram a oportunidade de participar do 4° Seminário de Educação Inclusiva de Teresópolis, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e que trata da democratização do espaço escolar para atender alunos com necessidades educacionais especiais.
A professora Fátima Machado (centro), presidente do Conselho Municipal de Educação de Teresópolis, conduz a reunião
 Os conselheiros Jorge e Claudete do município de Guapimirim participam da reunião
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário