Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Alunos do Cefop de Teresópolis distribuem presentes criados por eles em curso de artesanato

Alunos da Escola M. Aclimea se reúnem para receber o kit do Cefop
Alunos do Cefop distribuem presentes criados por eles em curso de artesanato

Teresópolis, 27 de novembro de 2014 - Alunos e professores do curso de artesanato do Cefop – Centro de Formação Profissional de Teresópolis, localizado em São Pedro, estiveram na Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, no mesmo bairro, distribuindo presentes produzidos por eles próprios para os alunos da unidade escolar. O objetivo da ação é divulgar o curso do Cefop entre os alunos da Rede Municipal de Ensino.

“Nós trouxemos essas peças produzidas em nossas aulas de artesanato para presentear os alunos e promover dentro da escola os cursos do Cefop. A escola foi uma escolha dos próprios alunos do curso e hoje estamos aqui com eles e os nossos professores para efetuar essa ação que não será a única. Também iremos ao Asilo São Vicente de Paula para distribuir toalhinhas confeccionadas pelos alunos para os velhinhos”, conta a coordenadora pedagógica do Centro de Formação, Fátima Machado.

O presente entregue aos alunos da Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento foi um kit, composto de um lápis com uma abelha feita em biscuit, um sachê de mel e uma mensagem. Para marcar a data, a auxiliar de direção da escola, Fabiane Santos, recebeu da diretora do Cefop, Vanderlea Garcia, uma placa alusiva à ação, com o lápis e uma mensagem da ativista paquistanesa e vencedora do Prêmio Nobel, Malala Yousafzai: “Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas. A Educação é a única solução, a Educação em primeiro lugar”.

“Escolhemos a abelha como símbolo por várias questões. Primeiro a questão do trabalho constante que elas empreendem, da capacidade de trabalhar em equipe que elas têm, e também pela questão de conscientização, para que nossas crianças não matem as abelhas, já que elas têm grande responsabilidade na natureza e estudos recentes comprovam que estão em extinção”, comentou a diretora Vanderlea.
 A diretora pedagógica, Fátima Machado, explica que um dos objetivos da ação é divulgar os cursos do Cefop
 A diretora Vanderlea Garcia explica porque a abelha foi escolhida como símbolo no presente
As professoras de artesanato Edna e Liliane mostram a placa entregue a Escola
Para os alunos do curso de artesanato do Cefop, a oportunidade foi muito gratificante, assim como a participação no curso. “O curso é maravilhoso, uma verdadeira terapia, porque além da gente aprender várias coisas, ainda temos oportunidade de ajudar o próximo como estamos fazendo hoje”, contou a aluna Monica Lima Ana. Já para a sua colega Lúcia Costa, o curso tem oportunizado, inclusive, a capacidade de gerar renda extra. “Estou fazendo esse curso para aprender a fazer artesanato e vender o que eu produzir, o que já consegui fazer”, comemora a estudante.

Com duas turmas e cerca de 20 alunos, as professoras Liliane da Costa e Edna Cunha explicam o trabalho de artesanato desenvolvido no local. “Fazemos um trabalho de reciclagem de materiais, para transformar em objetos de decoração. Utilizamos diversas técnicas desde o biscuit, até o EVA, procuramos utilizar materiais mais baratos que podem ser revertidos em fonte de renda por esses alunos”, explicam as professoras.

O Cefop funciona de segunda a sexta, na Rua Pache de Faria, 204, no bairro de São Pedro, próximo à Escola Municipal Sebastião Branco. A inscrição para os seus cursos em 2015 é gratuita e o aluno interessado deverá levar duas fotos 3x4, fotocópia do documento de identidade ou da certidão de nascimento, do comprovante de residência e declaração escolar.
Alunos da Escola Aclimea recebem os presentinhos

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário