Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Pesquisas do UNIFESO Teresópolis são destaque em conferência internacional de medicina

O estudante Rubens Mendes e o professor Flávio Antônio do curso de Medicina do UNIFESO participam da III Conferência Internacional de Cirurgia e Anestesia
Pesquisas do UNIFESO são destaque em conferência internacional de medicina

A participação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) consta na página principal do site da III Conferência Internacional de Cirurgia e Anestesia como um dos grandes destaques da programação, que acontece até o dia 19 de novembro, em Chicago (EUA). O professor Flávio Antônio de Sá Ribeiro e os estudantes Kevin Carvalho de Melo Faria e Rubens Mendes Canuto de Oliveira, do curso de Medicina, irão representar a Instituição apresentando, na forma oral, importantes experiências obtidas no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro. “Esta exposição internacional do UNIFESO é ótima, tanto para a Instituição quanto para o estudante, que passa a ter mais um estímulo à produção científica e para o estudo. Aquele aluno que tem a motivação de andar na direção certa estimula o colega a também melhorar seu desempenho universitário”, apontou o professor Flávio Ribeiro, especialista em Cirurgia e Oncologia e coordenador de pesquisa no HFB.

No primeiro dia, 17 de novembro, o professor Flávio participou do principal fórum do evento, ministrando a palestra “Pancreatectomia total no tratamento do câncer de pâncreas”. Já no segundo dia, 18, apresentou o trabalho “Correção de hérnia inguinal com anestesia local em regime ambulatório - experiência de 10 anos: a segurança do uso de solução anestésica com ropivacaína e xilocaína”, que tem por objetivo demonstrar a viabilidade de correção de hérnia inguinal com anestesia local em regime ambulatorial, com segurança, eficácia e curta curva de aprendizado. No HFB, o professor tem um programa de hérnia inguinal com anestesia local que ele faz sem internação, uma iniciativa que pôs fim à fila do hospital. “Neste programa já temos mais de 1500 pacientes operados num período de 10 anos. Isto tem publicação em revista americana e vou apresentar toda esta experiência”, completou o professor. 

Já o estudante Rubens Canuto apresentou “Forma progressiva da biliar e paracoccidioidomicose hepática, simulando colangiocarcinoma”, um relato de caso de paracoccidioidomicose com apresentação clínica incomum de paciente que estava internado na enfermaria da Clínica Cirúrgica do HFB, em outubro de 2013. Seu colega, Kevin Faria, levou o “Gastrectomia laparoscópica para o tratamento do câncer gástrico, o relato de uma experiência inicial”. Segundo Kevin, entre julho de 2012 e agosto de 2014, 20 pacientes foram submetidos a diferentes técnicas laparoscópicas realizadas pela mesma equipe cirúrgica, e na apresentação serão apontados os aspectos técnicos e os resultados preliminares.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário