Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Prefeito Alei entrega praça no Soberbo totalmente remodelada à população

Prefeito Alei entrega praça no Soberbo totalmente remodelada à população de Teresópolis
Prefeito Alei entrega praça no Soberbo totalmente remodelada à população

Teresópolis, 19 de novembro de 2014 – Foi entregue pelo prefeito Arlei nesta quarta-feira, 19, dia da Bandeira Nacional e véspera de feriado prolongado, a Praça Senta a Pua, no Soberbo, totalmente remodelada. A inauguração reuniu secretários e subsecretários municipais, os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Dr. Habib, Dr. Carlão, Dedê da Barra e Luciano Ferreira, autoridades militares e convidados.

A revitalização do espaço, localizado na principal entrada do município, inclui quiosques de alvenaria para lanches rápidos, aparelhos de ginástica da Academia da Terceira Idade, ducha para os praticantes de esportes e caminhadas. O espaço público também recebeu tratamento paisagístico, uma doação do paisagista e turismólogo Carlos Botelho. Além da praça, o prédio que abriga o Centro de Informações Turísticas também recebeu diversas melhorias, com reforma de banheiros e de cozinha, recuperação do telhado e pintura geral.

“A proposta da reforma da praça surgiu no ano passado, o projeto foi elaborado e doado à Prefeitura pelo arquiteto Ricardo Pereira, e hoje entregamos à população, com quiosques para as pessoas que vendiam seus lanches em tendas”, disse o prefeito Arlei. Ele aproveitou a oportunidade e anunciou várias ações para os próximos meses. “Vamos acelerar as obras de reforma da Praça Olímpica e de construção do Centro de Hemodiálise. Além disso, o governador Pezão assinou convênio com o município, dentro do programa Somando Forças, para a realização de obras de drenagem e de pavimentação da Avenida Feliciano Sodré e da Rua Carmela Dutra, na Várzea. Tem muita coisa boa para acontecer até janeiro, entre inaugurações e obras novas”, antecipou o prefeito.

O vice-prefeito Márcio Catão também lembrou que a proposta de remodelação da Praça Senta a Pua surgiu em 2013. “Na época, foi criada uma comissão, com representantes do poder público e de entidades empresariais, com o objetivo de preparar Teresópolis para o grande movimento turístico esperado para o período de treinamento da Seleção Brasileira, com vistas à Copa do Mundo. O prefeito Arlei atendeu a solicitação e hoje temos esse espaço maravilhoso na entrada da cidade”.

Para o secretário municipal de Turismo, Ronaldo Fialho, visitantes e a população contam agora com um espaço de lazer com toda estrutura. “Agora, as pessoas que fazem caminhadas e corrida no Soberbo farão alongamento em aparelhos próprios da academia ao ar livre, poderão tomar uma ducha e fazer lanches nos quiosques, que são de alvenaria. E o Centro de Informações Turísticas, que recebeu benfeitorias, tem melhores condições para atender as pessoas que buscam informações sobre Teresópolis”.

Trabalhando no Soberbo com a venda de lanches rápidos, Adriana Lopes comemorou a construção dos quiosques de alvenaria pela Prefeitura. “Antes a gente montava e desmontava as tendas. Agora, temos espaço para freezer e geladeira. Significa uma mudança radical. Nossos serviços vão melhorar, com certeza”.
Prefeito Arlei é presenteado com livro pelo brigadeiro Márcio Bhering
Prefeito Arlei e autoridades descerram a placa de inauguração da Praça Senta a Pua, no Soberbo
Prefeito Arlei com Adriana Lopes no quiosque de lanches rápidos construído pela Prefeitura
 Homenagem aos ex-combatentes

A Praça Senta a Pua foi inaugurada pela Prefeitura em 1997 para homenagear os combatentes do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, por sua atuação na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

‘Senta a Pua’ é o símbolo e o grito de guerra do grupo. Em fevereiro de 1997, o saudoso comandante Antonio Faria, ilustre morador da cidade, levou o projeto ‘Senta a Pua em Teresópolis’ para apreciação do então deputado estadual Luiz Ribeiro. O parlamentar levou a proposta ao vereador Angelo Gallo, que transformou em projeto de lei. O edil encaminhou o documento ao major brigadeiro do ar Fernando Mendes Nogueira, consolidando assim a homenagem de Teresópolis ao 1º Grupo de Aviação de Caça.

Presente na inauguração, o brigadeiro Márcio Bhering, atual diretor do Museu Aeroespacial, trouxe a Teresópolis uma maquete com a réplica do avião Americano Thunderbolt P-47, que ficou exposta durante a inauguração das obras de remodelação da praça. Ele agradeceu ao prefeito Arlei pela homenagem feita pela Prefeitura.

“Tenho que agradecer muito à Prefeitura e ao povo de Teresópolis por homenagear os nossos heróis da Segunda Guerra Mundial. Hoje vemos a reabertura dessa praça chamada ‘Senta a Pua’, o nosso grito de guerra na Itália. Essa data, para mim e todos os pilotos de caça da Força Aérea, é muito importante”, agradeceu o brigadeiro Bhering, que presenteou o prefeito Arlei e o vice-prefeito Márcio Catão com um livro sobre a história da Força Aérea Brasileira e o catálogo do Museu Aeroespacial.

A comitiva do 1º Grupo de Aviação de Caça e do Museu Aeroespacial foi composta também pelo 1º tenente aviador Rafael Chevitarese, o 3º sargento Marcelo Xavier, o sub-oficial Hilton, os sargentos De Souza, Léo e Calixto, os soldados Carioca, Arruda e o civil Peixoto.
Brigadeiro Márcio Bhering com a réplica do avião Thunderbolt P-47 trazido a Teresópolis especialmente para a inauguração da Praça Senta a Pua
Banda Dançante do Cedal se apresenta na inauguração da Praça Senta a Pua

Fotos – crédito para Davi Almada e Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário