Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Prefeitura de Teresópolis promove evento para marcar os ‘16 Dias de Ativismo –Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Prefeitura de Teresópolis promove evento para marcar os ‘16 Dias de Ativismo –Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’
Prefeitura promove evento para marcar os ‘16 Dias de Ativismo –Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’
Atividades acontecem na Praça da Matriz de Santa Teresa, nesta sexta, 28

Teresópolis, 27 de novembro de 2014 - A Prefeitura, por meio da Secretaria M. dos Direitos da Mulher, promove nesta sexta-feira, 28, das 10h às 13h, no Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, uma programação especial para marcar o movimento ‘16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’. Entre as atividades, Dança Sênior, Dança de rua, corte de cabelo​ e maquiagem​, e rodas de conversa sobre humanização do parto, com a médica Conceição Salomão, e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) / Aids, com a médica Fátima Jorge, entre outros assuntos relacionados ao universo feminino.

Enfrentamento e Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência, Lei Maria da Penha e Roda de Conversa com CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) também estão na programação, que está sendo finalizada.

O evento de conscientização e sensibilização terá a participação das secretarias de Esportes, de Cultura e de Saúde, além do Unifeso (cursos de Enfermagem, Fisioterapia e de Administração) e do Instituto Embelleze.

O período escolhido para a campanha vai de 25 de novembro - Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres – a 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. Hoje, cerca de 150 países desenvolvem o projeto. No Brasil, a campanha começa no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - para chamar atenção para a dupla discriminação que as mulheres negras sofrem.

16 Dias de Ativismo

A campanha ’16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’ - foi lançada em 1991 pelo Center for Women's Global Leadership - CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), exigindo a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. É desenvolvida anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com milhares de organizações participando do evento em mais de 154 países.

O período da campanha foi escolhido por conter datas importantes e simbólicas para as mulheres do mundo inteiro: Dia Internacional pela Não Violência Contra as Mulheres (25/11), Dia Mundial de Combate à Aids (1º/12), Dia Nacional dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher (06/12) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). O Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12) também serão lembrados.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário