Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Gestores de Cultura do Estado do Rio e a sociedade civil se reúnem com Governador Pezão

Gestores de Cultura do Estado do Rio e a sociedade civil se reúnem com Governador Pezão
Gestores de Cultura e a sociedade civil se reúnem com Governador Pezão

Teresópolis, 28 de novembro de 2014 - Na última terça-feira, 25 de novembro, gestores públicos de cultura de todo o Estado do Rio se reuniram em audiência com o Governador Luiz Carlos Pezão. Realizado no Palácio Guanabara, com intermédio da Secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, o encontro contou com a presença de 23 gestores, representando as regiões do Estado (Leste Fluminense, Baixada Metropolitana, Baixadas Litorâneas, Sul Fluminense, Médio Paraíba, Costa Verde, Noroeste, Norte e Serrana). A coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Nara Zeitune, esteve no evento representando não só o município, mas também toda a Região Serrana, como coordenadora do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura.

Durante o encontro, foram debatidos diversos assuntos pertinentes ao segmento cultural no Estado do Rio, ancorados em duas bases principais. A primeira trata da aprovação da Lei Estadual de Cultura na Alerj, incluindo ampliação do orçamento; concurso público para o setor; revitalização e/ou construção de aparelhos culturais fora da capital; apoio para instalação dos Sistemas Municipais de Cultura; seleção de metas do Plano Estadual de Cultura e incentivo especial para formação cultural de gestores públicos e agentes culturais. O segundo tópico abordado diz respeito à escolha do novo titular da Secretaria de Estado de Cultura, para que esteja 100% comprometido com a pauta cultural fluminense.

O Governador Luiz Fernando Pezão ouviu todos os presentes ao longo de duas horas e foi atento na troca de informações e reflexões. Sobre o envio do projeto de lei do Sistema Estadual de Cultura, Pezão se comprometeu em tentar encaminhar ainda este ano. Caso não seja possível, entra na pauta dos primeiros meses de 2015. Sobre o novo titular da pasta, Pezão sinalizou positivamente, lembrando que, por enquanto, Eva Doris será Secretária Interina de Cultura, com nomeação a partir de 1º de dezembro.

Esta foi a primeira reunião realizada com o Governador do Estado desde a criação da Secretaria de Estado de Cultura, em março de 1987. O encontro deixou os gestores presentes satisfeitos. “Foi um encontro produtivo e que provavelmente renderá resultados positivos para o desenvolvimento da cultura no Estado do Rio, especialmente na Região Serrana”, comentou Nara Zeitune.

Para o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, que foi representado por Nara no encontro, a reunião foi promissora. “Este estreitamento da relação entre os gestores públicos e o governador é fundamental para que o Estado conheça de fato os problemas e as demandas de cada região, o que facilitará de forma significativa a atuação do novo gestor de Cultura do Estado e o pleno desenvolvimento da cultura em nosso estado”, comentou.

A reunião com o Governador contou ainda com membros do Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, os setoriais (Museus e Patrimônio, Música, Dança, Teatro, Literatura, Artes Visuais, Cinema) e algumas lideranças artísticas e culturais.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário