Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Secretaria de Educação de Teresópolis homenageia participantes da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos da Escola Municipal Sebastião Branco se apresentam
Secretaria de Educação homenageia participantes da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Teresópolis, 1º de dezembro de 2014 - A Secretaria Municipal de Educação realizou, em conjunto com a PoêTerê - maratona artística que reúne música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema nas dependências do Centro Cultural Unifeso Pro Arte, a cerimônia de homenagem as escolas, professores e alunos que participaram da quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. O evento também contou com apresentações artísticas dos alunos das escolas municipais Sebastião Branco, localizada em São Pedro, e Manoel José Fernandes, no Jardim Meudon.

“A Olimpíada deste ano trouxe o tema ‘O lugar onde vivem’, permitindo aos nossos alunos expressar suas impressões sobre o mundo em que estão inseridos, transformando esse concurso em uma oportunidade pedagógica que possibilitou a reflexão, a troca de ideias e a pesquisa. Hoje vamos poder conhecer os trabalhos que vão nos representar na etapa Estadual da Olimpíada e deu voz a esses estudantes”, comentou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma inciativa do Ministério da Educação e da Fundação social Itaú, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Cenpec, que tem por objetivo colaborar com a melhoria do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Para isso, realiza ações de formação de professores e promove um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país.

Nesta quarta edição, participaram 62 escolas divididas em três categorias, tendo sido classificados para a etapa estadual sete textos e a mais sete serão concedidos o título de Menção Honrosa pela Comissão Julgadora Municipal, composta pelos escritores Hudson Fernandes e Ana Maria de Andrade e pela pedagoga Elisabeth Castor.

“Cada um destes textos e poesias, escritos pelos alunos da rede municipal, muito mais do que algo pra ser apenas lido, expôs um pedacinho da sua alma teresopolitana. E não tem nada mais bonito que do que aquela literatura que retrata a alma do indivíduo que a produziu. Todos merecem aplausos porque tiveram a coragem de expor sua alma”, parabenizou o escritor e poeta Hudson Fernandes.

Para a aluna Michele Batista de Oliveira, da Escola Municipal Professora Neidy Angélica de Souza Coutinho, de Vargem Grande, participar da Olimpíada foi uma oportunidade de mostrar suas aptidões. “Eu sempre escrevi, mas nunca tive para quem mostrar. Às vezes eu mostrava, mas nunca era pra alguém que pudesse entender o que eu escrevia. Então eu escrevi normalmente, como eu sempre escrevo, porque eu sempre gostei de escrever sobre Teresópolis, mas dessa vez mostrei e fui reconhecida por isso”, comemorou a aluna de 14 anos.

O alunos e escolas homenageados na cerimônia foram: Categoria Poema - Aluna: Michele Ferreira da Silva; Professora: Verônica da silva Mendes; E.M. Alcino Francisco da Silva. Aluno: Heitor Pontes Saraiva; Professor: Sergio Wanderson Fonseca; E. Estadual Municipalizada Francisco Mª Dállia. Aluna: Yasmin Macedo Damázio; Professora: Rosana do Canto Lourenço; E.M. Monsenhor Mario Carmo Bennassi. Aluno: Lucas Ventura Barbosa; Professora: Valéria Nogueira; E.M. José Guarilha Junior. Aluna: Sara Duarte Branco Pereira; Professora: Kátia Borges Rego do Amaral; Escola Municipal Hermínia Josetti. Aluna: Gabriela Castanho Pires; Professora: Clementina Machado Belém; E.M. Dorvalino de Oliveira.
 Escola Municipal Manoel José Fernandes faz apresentação com o tema “Brasileirinho”
O secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, fala sobre a importância da Olimpíada de Língua Portuguesa
 O poeta Hudson Fernandes participa da premiação da aluna Michele de Oliveira
Categoria Memórias Literárias - Aluno: Guilherme Pimentel Ferreira; Professora: Eci Maria Brandão Ferreira; E.M. Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho. Aluna: Thaísa Lourenço Garcia; Professora: Claudia de Souza Lemos; E.M. Paulo Freire. Aluna: Michele Batista de Oliveira; Professora: Maria Denair Figueiredo; E.M. Neidy Angélica de Souza Coutinho. Aluna: Giulia Ramos Correa; Professora: Edina Mendes Dantas; E.M. Antônio Santiago. Aluna: Alice Cardoso Duarte; Professora: Vera Lúcia da S. Rezende; Centro Educacional Beatriz Silva.

Categoria Crônica - Aluna: Marcela de Viveiros dos Santos; Professora: Camille de Miranda Fernandes; E.M. Mariana Leite Guimarães. Aluna: Maria Eduarda Mangia de Almeida; Professora: Claudia de Souza Lemos; E.M. Paulo Freire. Aluna: Larissa Gomes Pereira Mangia; Professora: Marcia Regina Lacerda da Silveira; E.M. Ginda Bloch.
Durante a cerimônia, os alunos apresentaram suas criações literárias
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário