Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Talentos da Casa:Alunos de teatro e exposição movimentam a Casa de Cultura de Teresópolis

Fazendo parte do  Talentos da Casa também se encontra expostos na Casa de Cultura trabalhos dos cursos de Artes Visuais
Talentos da Casa:Alunos de teatro e exposição movimentam a Casa de Cultura

Teresópolis, 15 de dezembro de 2014 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima, ficou movimentada no último fim de semana, dias 13 e 14 de dezembro, com as apresentações dos alunos dos cursos de teatro adolescente e adulto do professor Ayrton Rebello. Como parte da temporada final do Talentos da Casa, que marca o encerramento, em 2014, dos 19 cursos culturais gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura, familiares, amigos e convidados prestigiaram a última encenação das peças ‘Hashtag - Além do meu gesto’, e ‘Cabaré Rodriguiano’.

Com duração de aproximadamente 40 minutos, os espetáculos abordaram temas bastante atuais. Discutindo sobre a rede social, o uso e a intimidade dos adolescentes com a internet, o espetáculo ‘Hashtag - Além do meu gesto’ foi totalmente construído pelos alunos e pelo professor, com adaptações de textos de Shakespeare e Leonardo da Vinci.

Outro assunto colocado em cena foi o resultado de um estudo feito sobre a dramaturgia de Nelson Rodrigues. Traição, incesto, amor, paixão e morte trágica, são elementos fundamentais na obra do consagrado e influente dramaturgo e que não podiam ficar de fora dos textos elaborados pelos alunos e apresentados na peça ‘Cabaré Rodriguiano’. O texto é resultado de uma criação coletiva dos próprios alunos com o professor.
Para o professor Ayrton Rebello, as peças tiveram o objetivo de induzir o expectador a uma reflexão de temas cotidianos. “Não dá para esconder o mundo que vivemos hoje, onde a internet tem um papel fundamental na vida das pessoas, nos negócios, na escola, em tudo. As duas peças apresentaram contextos atuais e modernos como os sentimentos inerentes aos seres humanos sempre expostos por Nelson Rodrigues. Por isso, é bom discutir e refletir sobre essas questões tão presentes no nosso dia a dia”, comentou Ayrton, lembrando que quem estiver interessado em fazer teatro pode se inscrever a partir de janeiro na Casa de Cultura.

Há dois anos participando do curso, Vitória Silva da Costa, de 13 anos, encenou a peça ‘Hashtag - Além do meu gesto’, no sábado e domingo. “O teatro mudou a maneira de eu me relacionar com as pessoas. Nunca tive a intenção de ser artista, mas o teatro me ajudou a me conhecer melhor e a entender mais o comportamento dos outros”, disse.

Para Kelly Lopes, de 15 anos, as aulas também ajudaram no seu desenvolvimento social. “Comecei a frequentar as aulas porque era nova na cidade e queria fazer amigos. O teatro foi maravilhoso nesse sentido, acabei conhecendo muita gente interessante e hoje me sinto mais segura de mim mesma”, comentou. Orgulhosa, a mãe da menina falou sobre a evolução da filha. “Vi na Casa de Cultura um recurso para me ajudar na socialização e integração da Kelly. Viemos de São Paulo para morar em Teresópolis, então tudo era novo e ela ficou um pouco retraída e os cursos facilitaram seu ingresso na sociedade teresopolitana” brincou Vanessa Lopes.

Os pais de Mariana Hiath também eram só orgulho. “A Mariana era muito tímida e sempre gostou de dança, música, artes em geral, por isso pensamos em matriculá-la no curso de teatro e foi a melhor coisa que fizemos. Ela começou a interagir mais em casa e na escola, até a leitura melhorou. Acho muito importante que a Prefeitura ofereça esses cursos gratuitos, pois possibilita às crianças o acesso a atividades fora da escola, estimulando seu desenvolvimento em diversos aspectos”, analisou os pais Abraão e Simone Hiath.

Fazendo parte da segunda etapa do Talentos da Casa também se encontra em exposição na Casa de Cultura Adolpho Bloch os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Artes Visuais: desenho e pintura, orientado por Ricardo Guarilha,e Liliane xavier, cerâmica e modelagem em argila, ministrado por Andréa Sant’Anna; e artesanato, ministrado por Silvana do Valle.Os trabalhos se encontram expostos na galeria da Casa de Cultura e em suas paredes internas. A mostra ficará aberta ao público até o dia 20 de dezembro, podendo ser vista de segunda a sexta, das 10h às 18h, na Casa de Cultura."
Ayrton Rebello recebe os aplausos da turma de teatro adulto
Professor Ayrton Rebello com toda a turma de teatro adolescente da Casa de Cultura
 “Nunca tive a intenção de ser artista, mas o teatro me ajudou a me conhecer melhor”, disse Vitória Silva, de 13 anos
As atrações desta segunda etapa vão até 28 de dezembro. Nos dias 17 e 28 de dezembro, acontecem no teatro do Sesc as apresentações dos alunos dos cursos de ballet e jazz da Secretaria de Cultura, encerrando a temporada do Talentos da Casa 2014. No dia 17, se apresentarão as alunas da professora Thyara Barbosa; e no dia 28, será a vez das alunas de Rafaela Ribeiro, ambas às 19h.

Iniciada no dia 26 de novembro, o final da temporada 2014 do Talentos da Casa contou com a participação de centenas de alunos, com apresentações de música, teatro, dança, circo, caratê e muito mais. Os cursos culturais gratuitos entrarão em recesso, com retorno das atividades em fevereiro de 2015.
Família Hiath prestigia a filha Mariana
Texto- Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário