Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Teresópolis tem representantes na Conae 2014

Encerramento da 2ª Conae, em Brasília: encontro reuniu 2,6 mil pessoas para debater a articulação de um Sistema Nacional de Educação (foto: Sandro Damasceno/Conae/FNE)
Teresópolis tem representantes na Conae 2014

Teresópolis, 2 de dezembro de 2014 - A Secretaria de Educação de Teresópolis enviou duas representantes para a Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada durante cinco dias em Brasília. A Conae é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Em sua segunda edição, a Conferência Nacional 2014 teve como tema central o PNE – Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

“A partir do PNE, os municípios têm a tarefa de sistematizar seu plano de Educação local, considerando suas peculiaridades, articulando com o sistema Estadual/Nacional de Educação. Por isso, Teresópolis, um município reconhecido nacionalmente pela sua excelência na Educação Pública, não poderia ficar sem representantes nesta importante reunião”, apontou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

De Teresópolis, as professoras Soraia Sant’Anna e Itana Carvalho se juntaram aos 2,6 mil delegados que estiveram reunidos ao longo de cinco dias em Brasília. Representantes de todas as etapas da educação pública e particular, de setores sociais, gestores, trabalhadores, pais e estudantes participaram de colóquios, mesas de interesse, plenárias e debates.

A partir das discussões, divididas em sete eixos temáticos, foram aprovadas propostas sobre os rumos a serem seguidos pela educação brasileira. Elas integrarão o Documento Final do encontro. Na primeira edição da Conae, em 2010, o texto final resultante dos debates serviu de base para a elaboração do PNE. O projeto de lei resultou na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que reúne as metas na área educacional para o período de 2014 a 2024.

“As esferas municipais, estaduais e federais deverão trabalhar em regime de colaboração, com direito a suplementação dos recursos da União, para que seja garantido o cumprimento das metas para a Educação. Há notícias de medidas punitivas como a ‘Lei de Responsabilidade Educacional’, com previsão de inelegibilidade para o Chefe do Executivo que não estiver focado nos resultados da Educação Municipal. Esperam-se gestões mais comprometidas com a Educação e um esforço para a superação das desigualdades”, explicou Soraia Sant’Anna.

Entretanto, durante a Conferência foi apontado que o maior desafio se encontra ainda no próprio Espaço Escolar, onde a prática e o exercício da cidadania devem acontecer efetivamente, com as escolas superando a visão reducionista e conteudista, repensando a Educação como construtora da democracia e da luta contra as desigualdades.

“A criação de Grêmios Estudantis, o fortalecimento dos Conselhos Escolares, a participação efetiva dos estudantes, pais, funcionários e professores na construção do Projeto Pedagógico e nas decisões administrativas é a gestão participativa na Escola. Só assim podemos aprender a participar ativamente da construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável”, definiu Itana Carvalho.
 De Teresópolis, as professoras Soraia Sant’Anna e Itana Carvalho estiveram em Brasília na Conae 2014
As representantes de Teresópolis se juntaram a mais 2,6 mil delegados de todo o país para debater os rumos da Educação
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário