Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Alunos da Rede Municipal de Teresópolis têm contação musical de história. Evento é realizado em parceria com o Sesc

 O grupo musical Samba Menino apresenta músicas populares e de autoria própria
Alunos da Rede Municipal têm contação musical de história
Evento é realizado em parceria com o Sesc

Teresópolis, 26 de fevereiro de 2015 - Com o objetivo de levar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a rica história de nossa cultura da maneira mais interessante e animada possível, o grupo carioca Samba Menino fez nesta quinta-feira, 26, duas apresentações no Centro Municipal de Educação Infantil Várzea, localizado na Tijuca. O grupo contou a história do samba, gênero musical nascido na África e desenvolvido no Brasil, com canções populares e autorais, compostas especialmente para o projeto. O evento foi realizado em parceria com o Sesc Teresópolis e encantou alunos e professores com divertimento e informação.

“Este já é nosso terceiro ano de parceria com o Sesc Teresópolis, o que nos permite levar os alunos a exposições, teatro, musicais e cinema. São atividades culturais que muitas vezes as famílias não têm acesso e nós, graças a essa maravilhosa parceria, podemos proporcionar a essas crianças um ganho enorme em sua educação e formação”, avaliou a diretora Ana Paula Nery Fundão.

Em 2011, foi lançado o livro ‘Samba Menino - a história do samba contada para a criançada’, que busca levar a história do gênero que melhor representa a cultura brasileira, o samba, às crianças. Criado pelo músico, publicitário e produtor cultural Raphael Moreira, tudo nasceu de uma apresentação que ele realizou na creche do seu filho, desencadeando um conjunto de atividades culturais e didáticas para o público infantil.

“Nossa apresentação não é tão somente uma contação de história, nem propriamente um musical. Nós temos o livro, a contação de história e o espaço samba menino, que é um lounge infantil que levamos a diversos lugares e uma vez por mês montamos gratuitamente na Glória, no Rio de Janeiro, com atividades recreativas e educativas, como oficinas de desenho, pintura, jogos e brincadeiras”, explicou Raphael Moreira.

O projeto prevê ainda para esse ano o lançamento de um novo livro, dessa vez contando a história do Rio de Janeiro através da música. A iniciativa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento das crianças por meio da leitura, música e recreação educativa. No Cemei Várzea, a impressão foi a melhor possível, com apresentações que prenderam a atenção dos alunos e encantaram crianças e adultos.
 Os contadores/cantores Fabrícia de Carvalho e Raphael Moreira
 Alunos do Cemei Várzea se encantam com a contação de história musical do samba
“Eventos culturais e artísticos como esse são importantíssimos para a formação e a instrução dessas crianças que muitas vezes nem têm acesso a espetáculos desse tipo. Eu, como educadora, vejo como isso contribui para o desenvolvimento dos alunos, enriquece o seu mundo e ajuda na aprendizagem”, avalia a professora Claudia Kimus.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário