Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2015

Grupo de trabalho para a Agenda 21 em Teresópolis lista prioridades do homem do campo

Grupo de trabalho da Prefeitura, criado para implantar as propostas da Agenda 21, se reúne com técnicos da Emater, Cedae e Feso para avaliar propostas para o campo
Grupo de trabalho para a Agenda 21 lista prioridades do homem do campo - Emater apresenta propostas do Rio Rural para o setor agrícola

Teresópolis, 17 de março de 2015 - Com o objetivo de impulsionar o setor agrícola no município, ofertando benefícios ao produtor rural da região, o grupo de trabalho da Prefeitura, criado para a implantação das propostas da Agenda 21, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 16, com técnicos da Emater, Cedae e FESO - Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Em pauta, o debate dos projetos prioritários para o desenvolvimento do segmento. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura, em Albuquerque e contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento, Saúde e de Educação.

Durante a reunião, a engenheira agrônoma da Emater, Monique Lopez Pereira, apresentou as propostas do programa estadual Rio Rural, que tem como desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais. Para isso, foi desenvolvida uma estratégia de ação que utiliza a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e intervenção, envolvendo diretamente as comunidades residentes neste espaço geográfico. Em Teresópolis existem nove microbacias.

“Hoje a Emater, como os demais órgãos representados aqui, foi convidada pelo grupo de trabalho da Agenda 21 do município para informar a forma como atuamos para o desenvolvimento sustentável desse setor”, explicou Monique.

Segundo o secretário de Agricultura, José Francisco Cortázio, o plano é inserir o homem do campo de Teresópolis nos programas estaduais e federais de incentivo à produção rural. “Essa já é a nossa terceira reunião e acho que estamos avançando bem. O próximo passo é fazer um cadastramento rural para levantar o número de agricultores, a área de plantio e a produção do município. Sabemos que Teresópolis é destaque na olericultura, mas precisamos de dados concretos para dar mais condições ao trabalhador rural”, ressaltou o secretário.

Para o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, a parceria com outros órgãos e entidades é fundamental para o sucesso dos projetos e o consequente desenvolvimento da cidade. “Umas das iniciativas da Prefeitura foi criar o grupo de trabalho para implementar as propostas do programa da Agenda 21, que é o plano local de desenvolvimento sustentável. Seu principal objetivo é fomentar as organizações da sociedade e o poder público para pensar as questões do município. Entre as propostas, está a construção de planos para o desenvolvimento sustentável de cada região. E hoje aqui estamos para alcançar essa meta de desenvolvimento com a presença da FESO, da Cedae e dos técnicos da Emater”, salientou Leandro. 
 Engenheira agrônoma da Emater, Monique Lopez Pereira, apresenta as propostas do programa estadual Rio Rural
Grupo de trabalho para a Agenda 21 em Teresópolis lista prioridades do homem do campo

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário