Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2015

Ronda Escolar garante mais segurança aos alunos da rede pública de Teresópolis

 Agentes da Guarda Civil Municipal orientam os alunos junto às faixas de segurança
Ronda Escolar garante mais segurança aos alunos da rede pública
Projeto acontece na cidade e no interior durante três turnos

Teresópolis, 26 de março de 2015 - Para garantir a segurança dos alunos nas escolas públicas, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Segurança Pública, realiza o projeto Ronda Escolar em todo o município. Há sete anos, os mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino contam com o apoio do projeto, executado por equipe da Guarda Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Juizado da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar.

A iniciativa foi implantada em 2008 pelo atual secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz, que na época era coordenador da Guarda Municipal. “O projeto foi criado com objetivo de inibir a presença de pessoas estranhas ao ambiente escolar, melhorando assim a segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas”, contou Da Luz.

Percorrendo as unidades escolares nos turnos da manhã, tarde e noite, nos horários de início, intervalo e término das aulas, a Ronda Escolar desempenha ações específicas na área de segurança e educação, com palestras abordando temas variados, além de atividades com os animais da Companhia de Operações com Cães da Guarda Municipal. A estrutura das rondas é formada por cinco veículos e nove agentes da corporação.

Coordenador de projetos da Guarda Municipal, Michel Santana Garcia é o responsável pelo projeto, atuando na supervisão e orientação dos guardas. “Nossa função é fazer o patrulhamento preventivo nas imediações das escolas. Desempenhamos um trabalho de orientação e auxílio aos alunos junto às faixas de segurança em frente às unidades de ensino. Também realizamos palestras, quando solicitadas”, explicou Santana.

Diretora da Escola Municipal Aclimea de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, Carla de Cunto Carvalho falou sobre a importância do trabalho para os alunos. “A presença do guarda municipal dá um sentido de proteção e respeito para as crianças. O trabalho realizado pela Ronda Escolar não é voltado somente para as questões do trânsito, também aborda temas importantes, como drogas e bullying. Além disso, aproxima a corporação da comunidade, que fica sabendo das ações desenvolvidas pela Guarda.”, destacou Carla.

Pai do aluno Caio Cesar, do 4º ano, Mosar de Oliveira aprovou o programa. “A Ronda Escolar tem trazido mais tranquilidade para nós, pais e responsáveis, porque orienta os alunos e afasta aqueles que têm alguma intenção ruim. Só aqui nessa área existem pelo menos cinco escolas públicas. Antes era comum ver brigas e desentendimentos entre crianças e adolescentes, mas agora, com a Ronda, eles se comportam bem melhor”, observou Mosar.

A Ronda Escolar é feita de segunda a sexta-feira, nas escolas públicas do município durante todo o ano letivo. Mais informações podem ser obtidas junto à Guarda Civil Municipal pelo telefone (21) 3642-8299. 
Alunos da rede pública contam com o apoio do projeto Ronda Escolar, executado pela Guarda Civil Municipal
Alunos da rede pública contam com o apoio do projeto Ronda Escolar, executado pela Guarda Civil Municipal Ronda Escolar realiza ações específicas na área de segurança e educação
Texto: Gisele Barreto
Fotos: Marcelo Rosa e Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário