Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Concerto de violão e oboé abre temporada 2015 do ‘Música na Matriz’ em Teresópolis

O concerto teve peças eruditas e populares
Concerto de violão e oboé abre temporada 2015 do ‘Música na Matriz’

Teresópolis, 7 de abril de 2015 - Teve início neste domingo, 5 de abril, a temporada 2015 do projeto ‘Música na Matriz’, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Na primeira edição do ano, a atração foi um duo de violão e oboé, interpretado por dois músicos renomados: o violonista Geremias Cruz e o oboísta internacional Harold Emert. O concerto encantou o público na Matriz de Santa Teresa, no centro da cidade.

Em tom intimista, os músicos apresentaram um repertório variado, com canções clássicas e populares. Entre as peças, ‘Un dia de Noviembre’, de Leo Brower, ‘Recuerdos de la Allambra’, de Francisco Tarrega, ‘Sinfonia 156’ e ‘Jesus, Alegria dos Homens’, de Bach, ‘Rosa’, de Pixinguinha, e ‘Eu sei que vou te amar’, de Tom Jobim. No fim da apresentação, encerrando o concerto com chave de ouro, duas peças de Villa-Lobos, ‘Bachianas n° 5’ e ‘Prelúdio n° 3’, levando o público a aplaudir de pé os músicos.

Coordenadora do projeto, a professora Célia Seabra agradeceu a presença do público e dos artistas e aproveitou para anunciar as próximas atrações do Música na Matriz, que já tem programação definida até o mês de agosto, com apresentações sempre no primeiro domingo do mês, às 16h, na Matriz de Santa Teresa.

Com carreiras sólidas, os dois músicos já são conhecidos do público teresopolitano. Americano, Harold Emert nasceu em Nova York, onde iniciou seus estudos musicais aos nove anos de idade. Estudou saxofone, clarineta e piano se apaixonando finalmente pelo oboé. Chegou ao Brasil como primeiro oboísta da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) a convite do Maestro Isaac Karabtchevsky. Radicado no Rio de Janeiro desde 1973, atualmente é músico da Orquestra Sinfônica Nacional.

Compositor, possui seis CDs solos gravados com suas obras, além de ter criado trilha sonora para a Companhia de Dança de Débora Colker e realizado gravações com Lenine, Olivia Hime, Ed Motta e Milton Nascimento.

Graduado pela Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o violonista Geremias Cruz estudou violão popular com Ricardo Ventura e Luiz Otávio Braga e violão clássico com Maria Haro e Léo Soares. Atualmente, exerce o cargo de professor de violão da Secretaria de Cultura de Teresópolis, dando aulas na Casa de Cultura Adolpho Bloch e no Centro Cultural Bernardo Monteverde. Também é professor do Instituto Integrartes e da Escola de Música da PIBT (Primeira Igreja Batista de Teresópolis). Como violonista apresenta-se como solista e camerista em diversos recitais, com repertório erudito e popular. 

Já atuou em importantes eventos como o 2° e o 3° Festival de Música Clássica de Teresópolis; Projeto Música no Museu (Palácio Rio negro); Festival de Inverno do SESC (Petrópolis-Teresópolis-Friburgo); e Série Concertos de Gala do Centro Cultural FESO Pro Arte. Em 2013, recebeu o troféu Trabalhador do Ano, oferecido pelo Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda da cidade de Teresópolis.

“A tradição e a qualidade dos concertos do ‘Música na Matriz’ já são naturalmente indiscutíveis. Mas, tudo fica ainda melhor quando temos em um concerto um músico de carreira internacional ao lado de outro artista também de altíssima qualidade, que ainda é titular de um dos nossos cursos. Para nós, fica a certeza de que oferecemos ao público mais uma belíssima apresentação, além, é claro, do orgulho da nossa Prata da Casa”, comemora o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Os músicos Geremias Cruz e Harold Emert
Saudoso, o público prestigiou o evento, mesmo sendo domingo de Páscoa
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário