Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pré-conferência da Saúde em Teresópolis aprova propostas de melhorias para a Saúde

Na abertura da Pré-conferência de Saúde: presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino; secretário de Saúde, Luciano Demarchi; professor Luiz Gustavo Azevedo, representando a FESO; e a coordenadora do evento, subsecretária municipal de Atenção Básica, Edneia Martuchelli
Pré-conferência aprova propostas de melhorias para a Saúde
Relatório será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde em maio

Teresópolis, 13 de abril de 2015 – Realizada com sucesso neste sábado, 11, no campus sede do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), no Alto, a II Pré-Conferência Municipal de Saúde reuniu conselheiros, gestores, líderes comunitários, servidores municipais, profissionais de saúde e prestadores de serviço do setor.

Com o tema central ‘Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas’ e como eixo ‘Direito do Povo Teresopolitano’, o evento debateu e aprovou propostas de melhorias na rede municipal dentro de quatro eixos temáticos: Diretrizes para a ação e integração no cuidado e nas práticas; Assistência de média e alta complexidade no contexto das redes de atenção à saúde; Auditoria, controle e programação de serviços de saúde; e Regulação.

Sugestões como implantação do programa Residência Terapêutica – alternativa de abrigo para pacientes internados há anos em hospitais psiquiátricos; pactuação do POA (Plano Operativo Anual) com a retaguarda de leitos de nefrologia e psiquiatria; instalação da Rede Cegonha – programa federal que pretende ampliar a rede de assistência a gestantes e bebês; e criação de três centros de especialidades odontológicas foram elencadas entre as prioridades a serem debatidas durante a XII Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no segundo semestre, em data a ser definida.

A Pré-conferência foi aberta pelo secretário municipal de Saúde, Luciano Demarchi, e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino. A coordenação dos trabalhos ficou por conta da subsecretária municipal de Atenção Básica, Edneia Martuchelli, presidente da comissão organizadora do evento. Também marcou presença Luiz Gustavo Azevedo, diretor de Integração Ensino-Assistência do Hospital das Clínicas de Teresópolis, representando a FESO – Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Uma comitiva do Conselho de Saúde de Nova Friburgo, composta pelas conselheiras Eliane Santos, Ilma Santos, Norma de Fátima e Andrea Correa, acompanhou o encontro.

“O grande intento em se fazer a pré-conferência é debater com a sociedade civil organizada as reais necessidades de saúde do município, para que a secretaria, em conjunto, possa implantar aquilo que vai de encontro aos anseios da população”, pontuou o secretário Luciano Demarchi.

O relatório da Pré-conferência será avaliado na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, no dia 21 de maio, e depois será apresentado na XII Conferência Municipal de Saúde, servindo de base para a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2015-2019. Trata-se de um documento que aponta prioridades, planeja ações e define datas de execução para melhorar a saúde no município.

“Fizemos um plano de saúde no período 2010-2014 que tinha metas, mas não as datas de execução. Desta vez vamos elaborar um plano com prazo para a Secretaria de Saúde executar as ações. O gestor tem obrigação de fazer e só podemos cobrar com prazo definido”, comentou o presidente do Conselho de Saúde, Valdir Paulino.
 Edneia Martuchelli, presidente da comissão organizadora da Pré-conferência de Saúde: maior participação popular para apresentação de demandas e conquista de melhorias
Público participa da Pré-conferência Municipal de Saúde
A presidente da comissão organizadora da Pré-conferência de Saúde, Edneia Martuchelli, salientou que o espaço de debates ideal para a população lutar e conquistar melhorias na prestação de serviços de saúde é o Conselho Municipal de Saúde. “Pessoas que padecem com a questão renal, os diabéticos, pessoas que querem postos de saúde em suas comunidades. O lugar para apresentar suas demandas é o Conselho Municipal de Saúde. Por isso, convoco a população a participar das reuniões do Conselho, que acontece na terceira quinta-feira do mês, no auditório da Secretaria de Saúde, às 19h. Eu acho que se a gente aumentar esse quantitativo de pessoas que participam, certamente teremos respostas mais efetivas e um efetivo controle social”.
Grupo de trabalho debate demandas da saúde e define propostas de melhorias para o setor

Fotos – crédito para Marcelo Rosa
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário