Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

UNIFESO Teresópolis instala Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias para o Ensino

Posse da profa. Maria Beatriz Villas Boas na coordenação do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias para o Ensino do UNIFESO
UNIFESO instala Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias para o Ensino

No dia 27 de março, a professora Maria Beatriz Villas Boas de Moraes tomou posse na coordenação do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias para o Ensino (NUED), dando início às atividades dessa nova unidade do Centro Universitário Serra do Órgãos (UNIFESO). A coordenadora é doutora e mestre em Educação, com ênfase em Novas Tecnologias e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), graduada em Pedagogia e tem ampla experiência em projetos de educação a distância e como orientadora de TCC na Universidade Aberta do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Na rede federal de educação desenvolveu carreira como especialista em Informática Educativa no Colégio Pedro II.

No UNIFESO Beatriz Villas Boas é professora do curso de Pedagogia desde 2005. Participou da implantação das Atividades Semipresenciais no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), atuando em cursos de capacitação de professores para a utilização do ambiente virtual. No curso de Pedagogia atuou em disciplinas semipresenciais, contribuiu para a consolidação da área de aprofundamento Educação e Tecnologia e desenvolveu duas pesquisas no Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) vinculadas à área de tecnologia e educação. Em seu discuso ela reforçou que “vivemos a franca ascensão de educação online e a perspectiva é caminharmos para um contexto educacional em que o presencial e o online estarão cada vez mais unidos, pois o inesgotável processo de desenvolvimento de novas tecnologias continuará trazendo, constantemente, novas possibilidades de estarmos em interação e com acesso mais facilitado às informações”.

A cerimônia de posse foi prestigiada pelos professores Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); Mariana Beatriz Arcury, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Edenise Antas, representando a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (DPPE); além de funcionários do UNIFESO, entre eles a equipe que irá atuar no NUED. De acordo com a professora Verônica Albuquerque, “o núcleo nasce com uma missão muito importante nesta Instituição, que já tem uma experiência com educação a distância nas disciplinas semipresenciais, onde a professora Maria Beatriz sempre atuou. Percebemos a necessidade de aprimorar esse tipo de educação na graduação e crescer vislumbrando o papel cada vez maior da educação a distância nesta Instituição”.

O professor José Feres Miranda citou pesquisas feitas na área de educação que apontam que por volta de 2030 a tradicional educação presencial não existirá mais. “Diante da transformação que a educação superior atravessa este evento é um marco no UNIFESO”, destacou o Pró-Reitor. Para finalizar o evento, a professora Edenise salientou que “este núcleo nos projeta para frente e prova que a Instituição está antenada com as questões que a realidade nos aponta. Não há como o UNIFESO seguir se não se abrir às mudanças educacionais, sejam elas metodológicas, tecnológicas, e outras, e acho que este momento representa que estamos sensíveis às necessidades da nossa sociedade”.

Fonte:Unifeso Clipping(Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário