Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Público aprova Semana Nacional de Museus em Teresópolis

A atriz Nara Zeitune interpretou um pássaro, símbolo da natureza
Público aprova Semana Nacional de Museus

Teresópolis, 28 de maio de 2015 - Entre os dias 18 e 24 de maio, foi realizada em todo o país, a 13ª Semana Nacional de Museus. Participando mais uma vez do evento, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, promoveu uma semana de atividades, que encantaram centenas de crianças e adultos na Casa da Memória Arthur Dalmasso. 

O cronograma de atividades incluiu atrações diárias, entre os dias 18 e 22 de maio, como a visita à exposição ‘Rio Paquequer: Conhecer, preservar e amar’ e a encenação da performance ‘Pra quem quer preservar o Paquequer’, que agradou em cheio. 

Interpretada pelos atores Nara Zeitune, Marcos Alexandre, Jeanette Albuquerque e Ivo Bernardo, a peça teve apoio técnico de Bárbara Dias, na sonoplastia, e de Rafael Corrêa, na iluminação. O espetáculo contou a história do rio que corta o município, desde ‘O Guarani’ até os dias atuais, abordando a questão da poluição e alertando para a necessidade de preservação do Paquequer. 

Além da peça, quem esteve na Casa da Memória também visitou a exposição ‘Rio Paquequer: Conhecer, preservar e amar’. Com paineis ilustrados, a mostra narra a história do rio, através de textos e imagens, incluindo curiosidades, como por exemplo, a origem do nome Paquequer. A exposição conta ainda com uma instalação, montada no piso da casa, que sugere o leito do rio; e com a exibição do ‘S. O. S. Paquequer’, que mostra as dificuldades de um grupo que resolve ‘navegar’ o rio. 

As atividades contaram com a participação de centenas de pessoas, entre adultos e crianças, principalmente alunos. Estiveram no local, alunos da Creche Oneide Maria dos Santos, do Centro de Ensino Moderno (Cem), das escolas municipais Lino Oroña (turma de Educação de Jovens e Adultos), Hermínia Josetti e Aclimeia Oliveira, e ainda, da Escola George March e do Centro de Ensino Bom Pastor. 

Em todos os casos, as crianças se divertiram com a peça, compreenderam a mensagem acerca da necessidade de despoluição do Rio Paquequer, participaram de debate e visitaram a exposição, incluindo o acervo da Casa da Memória Arthur Dalmasso. Ao passar em frente ao espaço, curiosos paravam para dar uma olhadinha. 

A professora Cláudia Dias, diretora da Escola Estolino Peixoto da Rocha, em Pessegueiros, aprovou a iniciativa. “Uma ideia maravilhosa. Ensina de maneira lúdica; transmite grande aprendizado com facilidade e interesse dos alunos. A Secretaria de Cultura está de parabéns pela ação”, comentou. 

Ao fim das atividades, o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, comemorou. “A Secretaria de Cultura participa da Semana de Museus todos os anos e, em 2015, nossa equipe montou uma programação diferente, mais lúdica, que pudesse atingir de forma efetiva o nosso público-alvo: as crianças. O resultado não poderia ter sido melhor, com o tema da sustentabilidade trabalhado em conjunto à vivência de estar em uma casa de memória. Só temos a comemorar”, avaliou. 

Vale lembrar que, mesmo com o término da Semana Nacional de Museus, o filme ‘S.O.S. Paquequer’ e a exposição ‘Rio Paquequer: conhecer, preservar e amar’ continuam disponíveis à visitação pública até o dia 18 de setembro, de segunda a sexta, das 13h às 17h. 
Alunos de diversas escolas do município participaram com entusiasmo das atividades
Ao fim da performance, um debate foi feito com os alunos a respeito do temaAs atividades da Semana Nacional de Museus foram realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso
Cena que mostra o crescimento desordenado às margens do Rio Paquequer
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Este ano, tendo como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’, o evento contou com a participação de 1.378 museus e outros centros culturais de 609 municípios brasileiros, através de 4.570 eventos, entre exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras.
Cena da perfomance, mostrando quando lavadeiras  usavam o rio ainda não poluído

Texto – Geórgia Jahara
Fotos - Rafael Corrêa
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário