Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Semana da Diversidade em Teresópolis é aprovada pelo público

 Pais e responsáveis participam de palestra sobre autismo no auditório da Educação
Semana da Diversidade é aprovada pelo público

Teresópolis, 6 de maio de 2015 - Seguindo até esta sexta-feira, dia 8 de maio, a Semana da Diversidade realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) tem recebido elogios do público participante. Com o objetivo de discutir as questões das diferenças que perpassam as escolas municipais, uma extensa programação de oficinas e palestras voltadas para diversos segmentos da comunidade escolar tem agradado tanto aos organizadores quanto o variado público alvo.

“Temos recebido respostas extremamente positivas a respeito das ações programadas para a Semana da Diversidade. Acreditamos que até sexta-feira, quando encerramos as atividades, teremos alcançado nosso objetivo principal de iniciarmos a reflexão e a capacitação para que os diversos atores que convivem no espaço escolar possam lidar melhor com as diferenças que coexistem nesse ambiente”, analisou a professora Carla Rabello, diretora de Educação da SME.

Com uma programação variada, na manhã da terça-feira, 5, a oficina do Programa Acessar, apresentada pelas professoras Marcia Gomes e Simone Nascimento, foi direcionada a alunos do curso de Formação de Professores. A oficina ensinou a confeccionar jogos adaptados de Língua Portuguesa e Matemática, feitos com materiais reciclados e voltados para a promoção da aprendizagem de alunos com deficiências.

“Tentamos unir nessa oficina dois conceitos importantes, que é a promoção da aprendizagem para alunos com deficiência e o cuidado com o meio ambiente através da reciclagem de materiais. O lúdico é uma ferramenta muito importante para a aprendizagem dessas crianças que necessitam de um cuidado especial. Então, esses jogos adaptados são importantes para a aquisição desses conceitos fundamentais para o desenvolvimento infantil”, explicou a professora Marcia Gomes, coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação.

À tarde, foi a vez de pais e responsáveis participarem da palestra “Encontro com as famílias: O que é o Autismo?”, promovida pelo Projeto “Pipa e Rabiola” das especialistas Raquel Amin, Cristiane Pimenta e Claudia Feitosa. Abrindo a palestra, a escritora Andrea Viviana Taubman, fez a primeira leitura pública do seu novo livro, “O Menino Só”.

Já nesta quarta, 6, a manhã começou com orientadoras pedagógicas participando da oficina "Arteterapia e Educação", apresentada pela psicóloga Allyne Sereno dos Santos. Depois, no turno da tarde, as professoras Adriana Vital e Sheila Butter falaram sobre "Educação no Campo e Educação Integrada" para professores da rede municipal.

“A iniciativa dessa semana foi muito boa porque no futuro podemos precisar, já que nunca sabemos se teremos em nossa sala de aula alunos que necessitam de cuidados especiais. Fiquei muito feliz em poder participar dessa oficina e aprender a, por exemplo, confeccionar com tampinhas e papelões, esses jogos adaptados”, elogiou a normalista Lisandra dos Santos, que participou da oficina do Programa Acessar.
A diretora Carla Rabello comemora os objetivos alcançados pela Semana da Diversidade
As professoras Simone Nascimento e Marcia Gomes realizam a oficina do Programa Acessar para normalistas
A escritora Andrea Viviana Taubman faz a primeira leitura pública do seu novo livro “O Menino Só”
Projeto "Pipa e Rabiola" apresenta a palestra ‘Encontro com as famílias: O que é o Autismo?’A oficina "Arteterapia e Educação", apresentada pela psicóloga Allyne Sereno dos Santos, voltada para orientadoras pedagógicas

A Semana da Diversidade segue até sexta-feira com atividades voltadas para diversos setores da comunidade escolar. As inscrições ainda podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação através do telefone (21) 2742-3008, ramal 211. Confira a programação:

SEMANA DA DIVERSIDADE

• Quinta-feira – 07/05

9h, Palestra: “Matemática e Síndrome de Down” - Professor Doutor Leo Akio Yokoyama
Público-alvo: Orientadores Pedagógicos, professores de Matemática dos anos finais e de alunos com Síndrome de Down
14h, Palestra: “Diversidade Linguística” - Professor Jaime Zorzi
Público-alvo: Professores de quartos e quintos anos e de Língua Portuguesa dos anos finais
18h, Palestra: “O professor e a diversidade sexual” - Professora: Gabriella Freidman (educadora sexual)
Palestra: “A conduta do professor frente à legislação de diversidade sexual” - Drª Mariza Gaudio (Advogada)
Público alvo: Diretores e Orientadores Pedagógicos.
Local: SESC Teresópolis (Avenida Delfim Moreira, 749, Várzea)

Sexta-feira – 08/05

9h, Palestra: “Transtorno do Espectro Autista e suas implicações no cotidiano escolar” - Professora Mônica Oliveira Alves
Público-alvo: Professores de alunos com Autismo
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475, Agriões)
14h, Palestra: “Neuroeducação, uma conexão que deu certo” - Glauciê Gleyds Nunes
Público-alvo: Cuidadores e Orientadores Pedagógicos
Local: Sala de Multimída do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos .
A normalista Lisandra dos Santos participa da Semana da Diversidade

Texto e fotos – crédito Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário