Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Cultura em movimento: Arraiá e edição especial do Cultura de Raiz de Teresópolis movimentaram o fim de semana

Alunos da Uerj dançam quadrilha no ‘Arraiá da Cultura’
Cultura em movimento: Arraiá e edição especial do Cultura de Raiz movimentaram o fim de semana

Teresópolis, 7 de julho de 2015 – Fechando o ciclo junino, dois eventos voltados para a cultura do homem do campo aqueceram o fim de semana em Teresópolis. No sábado, 4, e no domingo, 5, aconteceu o ‘Arraiá da Cultura’, promovido Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com Caminhos em Artes, Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Ultra Comunicação Visual e o Observatório de Turismo da Cidade. 

Realizado na Praça Juscelino Kubitishek – a da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, o ‘Arraiá’ contou com apresentação de dança de quadrilha, números musicais de artistas populares e barracas de comidas típicas de festas juninas. Estandes de artesanato local também foram montados no espaço público, oferecendo produtos variados aos visitantes.

Já a edição ampliada do 7º Encontro de Cultura de Raiz – Temporada 2015 diversificou ainda mais as atrações. Realizado na tarde de sábado, 4, e durante o domingo, 5, na área externa da Casa de Cultura, o evento teve como tema ‘Fechando as Juninas e Aniversário da Cidade’. As duas atrações foram acompanhadas pelo secretário municipal de Cultura, Ronaldo Fialho, e pela subsecretária Cléo Jordão, consagrando-se como bons programas para curtir em família, com tranqüilidade e segurança.

Seguindo as edições anteriores, no domingo, 5, o Cultura de Raiz aconteceu em formato de programa de auditório, sob o comando do engenheiro agrônomo Beto Selig e coordenação da agente cultural Andréa Sant'Anna. Os artistas se apresentaram no Caminhão Palco Sobre Rodas, com muita sanfona, viola, pandeiro, zabumba, contação de causos e declamação de poesia.

O Encontro de Cultura de Raiz, que visa a valorização da música do homem do campo e o resgate dos artistas populares, conta com edições mensais, realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, Araras).
Público prestigia ‘Arraiá da Cultura’
Cultura em movimento: Arraiá e edição especial do Cultura de Raiz de Teresópolis movimentaram o fim de semana
Convidados a participar da brincadeira, visitantes entram na roda e dançam no Arraiá da Cultura’Artistas populares se apresentam no Cultura de Raiz

Participantes

Participaram do 7° Cultura de Raiz: Betão e Maria Eduarda, Adão Curió da Sanfona, Paulo Medeiros e Roninho, Amado Rodrigues, Irmãos Rosa, Crésio da Vila, Félix do Forró, Timbira, Geremias Couto e aluna, Fernando Mello, Vera Boccard, Wanda Pinheiro, Regis e Ricardo Tavares, Bernardo, Angélica, Gustavo Agostini da Escola Jardim Alecrim/Vargem Grande, Daniel Vieira, Miller, Vidock Casas com poesia e Afonso Domingues com causos.

Artesãos presentes

Júlia do Brechóvel, Josy de Canoas e seus quitutes, Bianca Santanna, Bento Artesanato, Ivani Artesanato, Fabiano Artesanato, Agatha dos Coletores Femininos, Evando Costa de Minas com queijos, vinhos e petiscos.
Wanda Pinheiro e Vera Boccard se apresentam no Caminhão Palco Sobre Rodas na 7ª edição do ‘Cultura de Raiz’
Feirinha da Cultura, com artesanato e quitutes, atração do ‘Cultura de Raiz’

Fotos – crédito Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário