Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Educação firma parceria com AfroReggae e Odebrecht para projeto social no Fischer em Teresópolis RJ

O secretário de Educação Leonardo Vasconcellos com a coordenadora do Consórcio Travessia, Naira Pereira, e a coordenadora de Educação do Campo e Diversidade, Adriana Vital
Educação firma parceria com AfroReggae e Odebrecht para projeto social no Fischer

Teresópolis, 15 de julho de 2015 - Com a intenção de aprimorar os mecanismos educacionais e incentivar a aprendizagem dos alunos, organizar e articular a gestão social, promover a participação da família na vida escolar das crianças e formar uma rede de suporte para o desenvolvimento social da comunidade, a Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com o Consórcio Social Travessia, formado pelo Grupo Cultural AfroReggae e Odebrecht, para atender a Escola Municipal Heleno de Barros Nunes. O projeto tem previsão de duração de dois anos, envolve uma equipe multidisciplinar e conta também com a participação direta do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Fischer.

“A Secretaria de Educação está sempre em busca de parcerias que possam somar e trazer benefícios aos nossos alunos. O trabalho social desenvolvido pelo Consórcio Travessia já é referência em diversos municípios, além de Teresópolis, e um projeto desse porte, desenvolvido em uma comunidade carente, como a do Fischer, com certeza nos trará inúmeros dividendos”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Além de Teresópolis, apontada para receber o projeto em função da tragédia de 2011, nove cidades foram escolhidas para as ações do Consórcio Social Travessia: Areal, Engenheiro Paulo de Frontin, Macuco, Pinheiral, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São José de Ubá, Trajano de Moraes e Varre-Sai.

“Teresópolis foi contemplada entre essas dez cidades em função da calamidade de 2011, então nossa intenção é trabalhar junto às famílias e ao equipamento mais importante da cidade, que é a escola. Para firmarmos essa parceria na Escola Heleno de Barros Nunes, contamos com a ajuda do CRAS, porque esse projeto visa trabalhar tanto a política de educação, quanto a de assistência social, integradas para ajudar alunos e famílias”, explica Naira Pereira, coordenadora do Consórcio Social Travessia em Teresópolis.

Trabalhando com o apoio de uma equipe multidisciplinar, o Consórcio Social Travessia procura dar apoio aos professores na organização de novos processos pedagógicos, apoiar práticas inovadoras, aplicar o questionário de Risco Social Familiar para conhecer as privações dos alunos e construir um plano individual de capacitação.

Para a diretora Rosângela de Resende, a ação do Consórcio veio ao encontro da filosofia e das expectativas da direção da unidade escolar. “Em uma comunidade carente com a do Fischer, não bastam saberes pedagógicos. Precisamos trabalhar também o lado social, acolhendo as famílias e levantando a autoestima da comunidade. Há três anos já vínhamos fazendo isso, e agora o Consórcio vem exatamente com essa proposta, alcançando as famílias, motivando os professores e trazendo também um crescimento pedagógico para a escola. Só temos a agradecer o privilégio de termos sido a única escola no município a receber esse projeto, por que o Fischer merece”, comemora a diretora.
Naira Pereira, coordenadora do Consórcio Travessia, fala sobre a integração das políticas de educação e assistência social
A diretora Rosângela de Resende comemora a chegada do Consórcio Travessa na sua escola

Adriana Vital Santana, coordenadora de Educação do Campo e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação, acompanha de perto a implantação do projeto, com reuniões semanais realizadas todas as quintas-feiras. Segundo ela, os objetivos finais do projeto são transformar vidas e mudar a realidade da comunidade. “Através de diversas ações, buscamos o aumento da participação dos pais e responsáveis na escola e a diminuição progressiva da evasão e da repetência”, explica Adriana.

Para Mariza Souza Ferreira, coordenadora do CRAS Fischer, o projeto estabelece novos paradigmas no atendimento do CRAS. “O Consórcio veio para somar às políticas públicas e está sendo de grande valia, porque faz com que a gente entenda que o nosso papel é somar e contribuir para que as nossas famílias tenham um melhor atendimento. O Consórcio Travessia mostra que podemos ir além dos nossos limites, e que esses limites somos nós mesmos que colocamos”, avaliou Mariza.
Adriana Vital, coordenadora de Educação do Campo e Diversidade, acompanha de perto a implantação do projeto no Fischer
Mariza Souza Ferreira, coordenadora do CRAS Fischer, conta que o projeto vem estabelecendo novos paradigmas no atendimento à população

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário