Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

Novos professores da Rede Municipal de Teresópolis participam de Encontro de Formação Continuada

 Novos professores alfabetizadores participam de encontro formativo na Secretaria de Educação
Novos professores da Rede Municipal participam de Encontro de Formação Continuada

Teresópolis, 13 de julho de 2015 - Com o objetivo de atualizar conhecimentos e oferecer formação continuada aos novos professores do ciclo da infância – que compreende os profissionais que atuam do primeiro ao terceiro ano - 18 professores recém-admitidos na Rede Municipal de Ensino participaram de um encontro de formação continuada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A finalidade é atualizá-los em uma proposta construtiva na alfabetização, utilizada pela rede para atingir as metas do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“Esses professores fazem parte da última convocação realizada pela Secretaria de Educação, atuam na zona rural e urbana, e nossa intenção neste encontro é trazer para a discussão a alfabetização no ciclo da infância. Como esses professores perderam as formações do PNAIC de 2013 e 2014, estamos oferecendo esse primeiro encontro para que eles possam se inteirar do que vem acontecendo na rede”, explica Cristina Esteves, coordenadora da Formação Continuada dos Anos Iniciais da rede municipal de ensino.

Com o título de ‘Pensando a alfabetização no ciclo da infância’, esse foi o primeiro encontro de uma série prevista de quatro. As outras três reuniões deverão ser realizadas no segundo semestre de 2015. A iniciativa desta formação é da Coordenação dos Anos Iniciais e se dá através dos mesmos Professores Orientadores do PNAIC, profissionais da Rede Municipal de Ensino, formados pela UFRJ, em Nova Friburgo.

“Essa formação continuada dos nossos professores alfabetizadores tem sido bastante proveitosa para a Rede Municipal de Ensino. Temos tido relatos muito positivos dessa troca e aprendizagem que está acontecendo, já que elas permitem aos nossos professores adaptar com segurança o que eles já sabem fazer bem, fazendo então ainda melhor”, analisou a professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), aderiu em 2012 ao Pacto e, para isso, tem feito uma série de investimentos e promovido ações conjuntas que visam a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Novos professores da Rede Municipal de Teresópolis participam de Encontro de Formação Continuada
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário