Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

Teresópolis realiza a XII Conferência Municipal de Saúde

Teresópolis realiza a XII Conferência Municipal de Saúde
Teresópolis realiza a XII Conferência Municipal de Saúde

Teresópolis, 14 de julho de 2015 – A XII Conferência Municipal de Saúde de Teresópolis Foi realizada na última sexta-feira, 10, e no sábado, 11, no auditório do Unifeso. Promovida cada dois anos, por determinação do Conselho Nacional de Saúde, a Conferência é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. Seu objetivo principal é discutir os grandes desafios do Sistema Único de Saúde em Teresópolis, propondo as soluções viáveis para a boa execução dos serviços.

Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, a conferência é uma oportunidade de discussão de todos os problemas que cercam a saúde do município diretamente com a sociedade, tanto civil organizada, quanto prestadora dos serviços profissionais da área. Comprometido com a solução das principais demandas que os teresopolitanos na área de saúde, como o funcionamento do Centro de Hemodiálise, o secretário fez questão de ressaltar a importância do diálogo entre todas as partes envolvidas.

“Toda gestão tem que ser pautada a médio e longo prazo. Nós começamos a trabalhar, primeiramente, abrindo o diálogo tanto com os prestadores de serviço e também com a sociedade civil organizada, com a participação efetiva da Secretaria de Saúde em todas as reuniões do Conselho Municipal. Com isso, buscamos soluções para garantir o bom funcionamento dos serviços prestados a médio e longo prazo”, explica Carlos Otávio Sant’Anna.

Com relação à questão da Hemodiálise, o secretário informou que o Edital de chamamento Público já está em fase de finalização e publicação, para que uma clínica especializada venha administrar o centro. “Todo o processo está sendo feito com muito cuidado para que não haja qualquer questão judicial que venha a emperrar o processo, prejudicando ainda mais a população”, conclui Carlos Otávio.

O Conselho Municipal de Saúde tem caráter de deliberação e a conferência acompanha esta característica. Além da discussão dos problemas que a saúde pública enfrenta em Teresópolis, a conferência também elege o próximo Conselho e Saúde para o biênio 2015/2017, e ainda os representantes de Teresópolis na Conferência Estadual de Saúde.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Waldir Paulino Pinheiro da Costa, ressaltou a importância da participação da sociedade nas reuniões públicas do órgão. “O Conselho Municipal de Saúde é aberto para toda a sociedade teresopolitana. É formado em 50% por usuários, ou seja, pela população, 25% por representantes do setor privado e 25% do setor público. A participação popular é extremamente importante porque é ela quem identifica as questões para levar até nós, que temos a incumbência de levar as demandas ao poder público”.

As reuniões do Conselho Municipal de Saúde acontecem toda a terceira 5ª feira de cada mês, a partir das 19h, na Secretaria de Saúde, na Tijuca.
Carlos Otávio Sant`Anna, secretário de Saúde, ressalta que a conferência é uma oportunidade de discussão das demandas que cercam a saúde do município diretamente com a sociedade, tanto civil organizada, quanto prestadora dos serviços profissionais da área
 Conferência de Saúde debate os grandes desafios do Sistema Único de Saúde em Teresópolis, propondo as soluções viáveis para a boa execução dos serviços​

Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário