Pesquisar este blog

sábado, 8 de agosto de 2015

Vans escolares vistoriadas pela Prefeitura de Teresópolis receberão adesivo e terão alvará renovado

Vans escolares vistoriadas pela Prefeitura de Teresópolis receberão adesivo e terão alvará renovado
Vans escolares vistoriadas pela Prefeitura receberão adesivo e terão alvará renovado

Teresópolis, 7 de agosto de 2015 – Quarenta e duas vans dos permissionários que fazem o transporte escolar no município foram vistoriadas nestas quinta e sexta, dias 6 e 7 de agosto, pela equipe da CET – Coordenadoria de Engenharia de Tráfego, da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Desse total, 32 veículos foram aprovados e receberão, na próxima semana, o alvará renovado para a prestação do serviço, além de um adesivo para identificar que estão em dia com a fiscalização. No caso das dez vans que apresentaram alguma pendência, os permissionários terão até a próxima segunda-feira, dia 10, para regularizar a situação.

A fiscalização semestral foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, para cumprir as regras previstas na Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta o serviço em Teresópolis. O objetivo é garantir a segurança dos estudantes neste início de aula do segundo semestre letivo.

Durante a verificação, foram checados itens obrigatórios previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro, como pneus, pneu estepe, cinto de segurança correspondente ao número de passageiros, extintor de incêndio, faróis, luz de freios, espelhos, buzina e portas (abertura e fechamento), entre outros. A documentação obrigatória de pilotos e concessionários, bem como dos veículos, também foi inspecionada.

Os permissionários foram orientados sobre a Resolução nº 533, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em junho de 2015, e que torna obrigatório o uso de dispositivos de retenção infantil, conhecidos popularmente como cadeirinhas, para o transporte escolar de crianças com até sete anos e meio de idade. “Nós orientamos que a partir de fevereiro de 2016, a resolução começa a valer. A multa é de R$ 191 aos condutores que andarem de forma irregular, e será aplicada pelo Município ou o Estado. A nossa próxima vistoria será em fevereiro do ano que vem, e eles já terão que estar de acordo com a nova resolução”, explicou Fabiano Basílio, da equipe de fiscalização da CET.

Trabalhando no transporte escolar há mais de 15 anos, Jean Baptiste Servais está sempre com as vistorias de sua van em dia. “É muito importante para a segurança das crianças. Além da vistoria anual do Detran, também faço duas vezes a da Prefeitura. O carro está todo em dia e semana que vem é só pegar o alvará para trabalhar tranqüilo”.
A vistoria semestral das vans escolares foi realizada pela Prefeitura na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras
Além das vistorias semestrais obrigatórias, a Secretaria de Segurança Pública realiza fiscalizações mensais para verificar a prestação do serviço de transporte escolar no município. “Todo mês nós vamos para as ruas, junto com a Polícia Militar, para verificar se existem vans piratas fazendo o transporte escolar, se os veículos estão circulando com o alvará e também para ver se as crianças estão usando cinto de segurança”, destacou Gizele Ferreira, chefe da Divisão de Trânsito e Concessões, da Secretaria de Segurança.

Segundo ela, os pais podem contribuir para garantir a segurança de seus filhos. “Eu peço aos pais que entrem em contato com a Secretaria antes de contratar o serviço, para saber se a van é regularizada e tem condições de circular. Isso para que possamos prestar um serviço de excelência, mas também para que eles tenham mais segurança com o transporte dos seus filhos”.

A Divisão de Trânsito e Concessões, da Secretaria de Segurança Pública, funciona no Centro Administrativo Municipal – antigo prédio do Fórum (Av. Lúcio Meira, 375, Várzea), e o telefone para informações é (21) 3642-8205.
Além de checar itens obrigatórios de segurança e a documentação de veículos e condutores, os fiscais orientaram os permissionários sobre a resolução que determina, a partir de 2016, o uso de cadeirinhas para crianças até 7 anos e meio de idade

Fotos – crédito Marcelo Roza
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário