Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Nota Oficial - Cursos Culturais de Teresópolis

Teresópolis
NOTA OFICIAL

CURSOS CULTURAIS

Teresópolis, 28 de setembro de 2015 - Os cursos promovidos pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria M. de Cultura, iniciaram suas atividades em fevereiro, recesso quinzenal no mês de julho, e teriam seu encerramento no final de novembro. Entretanto, tais cursos estarão suspensos a partir de 1º de outubro. A suspensão ocorre porque os cursos são ministrados por agentes culturais, que são cargos comissionados, que não integrarão o quadro de funcionários da Prefeitura a partir do próximo dia 1º.

A crise econômica nacional vem atingindo várias cidades, entre elas, Teresópolis, o que obriga a Prefeitura a adotar medidas para contenção de despesas na administração pública municipal. As ações administrativas incluem o enxugamento do número de cargos comissionados para adequar a folha de pagamento à realidade econômica.

O instrutor de artes, Ricardo Guarilha, é servidor efetivo e continuará atendendo aos seus alunos, matriculados no curso de Ateliê Livre de Desenho e Pintura. Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, há ainda instrutores voluntários como Silvana do Vale, com curso de artesanato, e a Maria Círia, que dá aulas de Karatê.

Já no Centro Cultural Bernardo Monteverde novos cursos serão abertos ainda este ano, em parceria com a Secretaria de Educação, ministrados Marcos Alexandre, produtor cultural, sobre Fundamentos e Técnicas de Artes, Percussão e Produção de Música Eletrônica e Teatro.

Os cursos têm previsão de retorno para o mês de fevereiro de 2016, após avaliação orçamentária, atendendo as principais demandas. A secretaria de Cultura destaca que é válido ressaltar a importância do planejamento e viabilização da contratação de agentes culturais, através de concurso público, já que não é a primeira vez que a secretaria passa por esta situação.

“Todos os espaços culturais mantidos pela Secretaria de Cultura continuam atendendo as atividades abertas à população e disponíveis a recebimento de projetos que incentivem a produção cultural em nosso município. Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, por exemplo, temos como parceiros a Academia Teresopolitana de Letras (ATL) e a Sociedade dos Artistas de Teresópolis (SOARTE), que dispõem de salas próprias e realizam seus eventos no local. Além disso, temos exposições de artes agendadas até 2016, abertas à visitação do público, de segunda à sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 14h”, comenta a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

Abaixo, quadro real do número de alunos atendidos pelos cursos da Casa de Cultura e do Centro Cultural Bernardo Monteverde até a presente data​.

CASA DE CULTURA
Curso
Professor
Alunos
Ballet
Rafaela Ribeiro
125
Dança de Rua
Marcelo Cruz
98
Violão
Marcos Andre
18
Violão
Geremias cruz
17
Teatro
Adriano Ramires
32
Desenho
Liliane Xavier
70
Circo
Ivo Bernardo
31
Modelagem
Andrea Santana
16
TOTAL

407















CENTRO CULTURAL BERNARDO MONTEVERDE
Curso
Professor
Alunos
Teclado
Luiz Claudio
30
Coral
Douglas Clemente
30
Violão
Geremias Cruz
08
Teatro
Adriano Ramires
37
Violão e canto
Rosangela Xavier
35
TOTAL

140










Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário