Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

População contribui para a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos para Teresópolis

Oficina reúne interessados em colaborar com a construção do plano de resíduos sólidos de Teresópolis
População contribui para a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Teresópolis, 23 de setembro de 2015 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta terça-feira, dia 22, uma oficina aberta à população para discussão e apresentação de propostas sobre o destino do lixo no município. Reunidos em pequenos grupos, os participantes debateram possíveis soluções e colocaram preocupações, que poderão fazer parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais, vencedora da licitação pública, apresentou diversos problemas que a cidade enfrenta para o descarte não apenas do lixo doméstico, mas também hospitalar, da construção civil, agropecuário, entre outros.

“Essa primeira oficina foi um sucesso. A Secretaria de Meio Ambiente agradece a participação da população na gestão ambiental do município, pois só assim é possível conhecer a realidade de Teresópolis, cidade e interior”, avaliou o subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça. Coordenador da equipe técnica de elaboração do plano, Leandro informa que serão realizadas mais três oficinas abertas à população e duas audiências públicas.

Utilizando recursos da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos faz parte do plano de saneamento de Teresópolis. Sua elaboração teve início no mês de junho e a empresa tem oito meses para cumprir todas as etapas dos trabalhos: apresentação da legislação preliminar, caracterização municipal, diagnóstico municipal participativo, prognóstico, versão preliminar, versão final e relatório síntese do plano.

“Mais uma vez, a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu verba, através de convênios com outras instituições, para complementar o Plano de Saneamento, reduzindo os custos para os cofres públicos”, pontuou Leandro Coutinho.

A construção do plano de resíduos sólidos de Teresópolis pode ser acompanhada pelo endereço eletrônico www.agevap.altouruguai.eng.br/teresopolis.

Foto- crédito Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário