Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

UNIFESO Teresópolis realiza workshop sobre uso de animais em laboratório

Workshop da Comissão de Ética no Uso de Animais do UNIFESO teve como tema “Instalação, manutenção, criação e uso de animais para atividades de ensino e pesquisa”
UNIFESO realiza workshop sobre uso de animais em laboratório

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou no dia 11 de setembro o primeiro workshop da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), com o tema “Instalação, manutenção, criação e uso de animais para atividades de ensino e pesquisa: Regulamentação – CEUA”, com palestras do professor Alcides Pissinatti, docente do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO e da professora Norma Labarthe, médica veterinária que é membro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). O evento foi realizado no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto), e recebeu um grande público.

Também fez parte da mesa o professor Renato Almeida, Coordenador de Pesquisa do UNIFESO, representando o professor Alexandre José Cadilhe, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. “Este evento é de extrema importância para mostrar como a CEUA pode sistematizar e ajudar em nossas pesquisas e trabalhos com animais, e no que podemos avançar aqui no UNIFESO”, afirmou o coordenador.

O workshop teve o objetivo de mostrar que o uso racional animais de laboratório contribui para o desenvolvimento das ciências biológicas e ciências da saúde. No ambiente acadêmico, além de ampliar o conhecimento sobre a biologia desses animais, o trabalho proporciona ainda um auxílio a outras áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A professora Norma Labarthe destacou o comprometimento da direção do UNIFESO ao manter e formalizar a CEUA, que foi criada em 2001 e é uma exigência legal para as instituições que realizam pesquisa com animais. “Vocês são muito felizes por ter uma administração central preocupada e atuante nesse sentido, pois se o responsável legal não for comprometido nada vai funcionar daí para frente, é necessário esse envolvimento”.

O professor Alcides Pissinatti, que faz parte da CEUA há 14 anos, explicou que mesmo ainda aguardando o credenciamento junto ao Concea, o UNIFESO já protocolou 436 projetos de pesquisa. Ele afirmou que esse número ainda deve aumentar muito, mas também enfatizou a importância da capacitação dos envolvidos para que o trabalho seja desempenhado de uma forma cada vez melhor. “É um processo complexo, no qual que venho trabalhando desde 2001. Nós temos que preparar não só os componentes da CEUA para o trabalho, mas também os professores e pesquisadores, eles precisam ter um bom entendimento sobre o assunto”, disse.

A professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), tendo participado das discussões após a palestra, concluiu que “o avanço na estruturação na CEUA e o aprofundamento da compreensão de seu importante trabalho resultam em grande benefício para as atividades do CCS”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário