Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

UNIFESO Teresópolis realiza X Simpósio de Educação e V Seminário PIBID

UNIFESO Teresópolis realiza X Simpósio de Educação e V Seminário PIBID
UNIFESO realiza X Simpósio de Educação e V Seminário PIBID

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou entre os dias 15 e 18 de setembro o X Simpósio de Educação e o V Seminário Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESO. Para professores e alunos participantes o evento foi um espaço destinado à reflexão do que é produzido nas licenciaturas de Pedagogia e Ciências Biológicas, com o objetivo de traçar metas para as carreiras dos futuros profissionais da Educação e reafirmar a missão de contribuir para a melhoria da sociedade.

A professora Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia, destacou a importância da realização deste debate. “A articulação desses dois eventos tem um significado muito importante, trata-se do resultado de um gradativo processo de integração das licenciaturas, iniciado em 2012. Esse processo está cada vez mais fortalecido por meio das ações de docentes e estudantes das licenciaturas no desenvolvimento do projeto institucional, dos planos de trabalho e na realização dos encontros sistemáticos de formação que acontecem no subprojetos da Pedagogia e da Biologia”, avaliou.

Segundo a professora Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), essa união dos dois eventos é fundamental. “A cada seminário do PIBID consolidamos a questão da formação docente nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Para nós, na formação docente as licenciaturas são espaços fundamentais. Quando juntamos o Seminário do PIBID com um evento tradicional do curso de Pedagogia que é o Simpósio de Educação, fortalecemos esse olhar cuidadoso que procuramos ter com as licenciaturas. Neste ano de 2015 temos um tema muito importante, que traz uma reflexão fundamental para o educador do século XXI: a questão da consciência planetária e da ética. O docente, antes de tudo, tem um compromisso com a sociedade em que está inserido porque ele também é a sociedade”, afirmou.

A conferência de abertura ocorreu na Sala de Multimídia do Prédio Afif Georges Farah, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, feita pelo Prof. Dr. Luiz Antônio de Souza Pereira e tendo a Profa. Maria Terezinha Espinosa de Oliveira como mediadora, além de participação em vídeo do Prof. Alexandre José Cadilhe.

A programação contou com sessão de pôsteres e comunicações orais, e ainda mesa redonda debatendo as contribuições do PIBID para a prática docente, com a participação de bolsistas de Iniciação à Docência do PIBID/UNIFESO e egressos e mediação das professoras Gicele Faissal de Carvalho e Claudia da Motta Custódio Paes Alves. O encerramento tratou da Ética e Relações Planetárias, com a participação dos professores Nei Marcos Castro Grimaldi e Leandro Oliveira Costa.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário