Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Prefeitura de Teresópolis promove programação especial pelo Dia do Idoso

Prefeitura de Teresópolis promove programação especial pelo Dia do Idoso
Prefeitura promove programação especial pelo Dia do Idoso
CRAS Alto celebra a data com piquenique no Parque Nacional

Teresópolis, 30 de setembro de 2015 - A Prefeitura de Teresópolis promoveu nesta quarta-feira, 30, uma programação especial para comemorar o Dia do Idoso. Celebrado em 1º de outubro, a data foi marcada com atividades desenvolvidas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Esportes e Lazer e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Caminhada, sorteio de brindes, trilhas e ginástica, além de piquenique fizeram parte da programação elaborada para os integrantes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e Convivência Familiar do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/Alto). Na ocasião, cerca de cem idosos, que integram o grupo, receberam um exemplar do Estatuto do Idoso, fornecido pela Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Teresópolis. 

O evento foi acompanhado pela coordenadora do CRAS/Alto, Adriana Marques, pela assistente social, Adriana Esteves, e pelo professor de ginástica dos grupos da Melhor Idade da Secretaria de Esportes, Marcelo Gancho Quintanilha.

Para dona Romilda dos Santos Veiga, o programa foi uma diversão e o lugar escolhido não podia ser melhor. “Não tenho palavras para descrever minha alegria. Estou muito feliz em fazer parte deste grupo e desse momento. O lugar é lindo, bem cuidado, cheio de árvores e flores. Eu me sinto como criança com vontade de brincar”, relatou a senhora.

Conceição Veloso também não poupou elogios. “Pertencer a este grupo fez uma grande diferença para mim. A gente brinca, conversa, faz exercícios e se diverte. Há mais de cinquenta anos não vinha aqui no Parque e estou maravilhada”, disse.

O Dia do Idoso foi instituído pelo Estatuto da Terceira Idade (Lei nº 10.741, de 2003). A legislação, que garante os direitos das pessoas mais velhas no país, é um conjunto de 118 artigos que programam um sistema de proteção social ao segmento da sociedade. Até 2006, a data era celebrada no Brasil em 27 de setembro. Porém, com a vigência da Lei 10.471 (Estatuto do Idoso), legislação que prevê melhorias e garantias à vida das pessoas com mais de 60 anos de idade, a comemoração passou a ser feita em 1º de outubro. 
 Piquenique do CRAS/Alto comemora o  Dia do Idoso
Para dona Romilda, o programa foi uma diversão. “Eu me sinto como criança com vontade de brincar”Conceição Veloso também não poupou elogios. “Pertencer a este grupo fez uma grande diferença para mim”
 Idosos visitam o Parque Nacional ​
Texto- Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário