Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Evento no UNIFESO Teresópolis debate a Enfermagem Oncológica

Evento no UNIFESO Teresópolis debate a Enfermagem Oncológica
Evento no UNIFESO debate a Enfermagem Oncológica

Como parte da programação do “Outubro Rosa”, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) organizou entre os dias 28 e 30 de outubro evento sobre Enfermagem Oncológica que integrou atividades de minicurso, consulta de enfermagem à mulher e mesa redonda sobre a temática. A atividade aconteceu no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto).

As enfermeiras e professoras Laisa Lós de Alcântara e Carmem Lícia de Paula, respectivamente doutroa e mestre em Enfermagem, explicaram as competências do enfermeiro para a atuação em Oncologia integrando assistência e gestão, educação permanente, pesquisa, ética e vigilância em saúde. O evento promoveu ainda encontro entre profissionais dos serviços de saúde, docentes e estudantes para a discussão do tema “Protagonismo e os desafios do Enfermeiro em Oncologia”.

A professora Viviane da Costa Freitas Silva, coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFESO, destaca que o tema é importante para a formação dos estudantes. “Devido ao aumento dos casos de morbimortalidade por câncer, foi percebida a necessidade de se fortalecer as reflexões acerca do protagonismo do enfermeiro nas práticas de cuidado voltadas ao diagnóstico precoce, principalmente para o câncer de mama e do colo uterino, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e detecção precoce”.

“Os enfermeiros em oncologia desempenham papel de relevância singular, preenchendo necessidades técnicas, físicas, psicossociais e educacionais do paciente acometido pelo câncer e de sua família. O foco desses cuidados é a redução do impacto da doença sobre os pacientes e famílias, e também enfatizar o cuidado com os diversos efeitos colaterais provocados pelas várias modalidades de terapia”, explicou a estudante Tayná Livia do Nascimento.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário