Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis prepara equipes para situações emergenciais

Reunião Defesa Civil de Teresópolis e Associações de Moradores

Prefeitura convida moradores da zona rural para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

Tereprev convoca aposentados e pensionistas da Prefeitura e da Câmara para recadastramento

TERESOPOLIS
Tereprev convoca aposentados e pensionistas da Prefeitura e da Câmara para recadastramento

Teresópolis, 29 de outubro de 2015 – Começa na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, o recadastramento anual dos funcionários aposentados e também dos pensionistas da Prefeitura e da Câmara Municipal de Teresópolis. Eles terão até o dia 30 de dezembro para atualizar os seus dados junto ao Teresópolis Prev - Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis.

O atendimento será realizado das 12h às 18h, na sede do Tereprev (Rua Emille Ducumunn, 77 – Várzea), mediante a apresentação da carteira de identidade. Quem não se recadastrar poderá ter o pagamento do benefício bloqueado até atualizar os seus dados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2643-2246.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis dará posse ao prefeito Márcio Catão

Câmara Municipal de Teresópolis dará posse ao prefeito Márcio Catão

Nesta sexta-feira, 29.10, às 10h, o prefeito Márcio Hastenreiter Catão (PSD) tomará posse no Plenário da Câmara.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis cassa prefeito Arlei Rosa

Câmara Municipal de Teresópolis cassa prefeito Arlei Rosa
Câmara Municipal de Teresópolis cassa prefeito Arlei Rosa

A Câmara Municipal de Teresópolis cassou o prefeito Arlei de Oliveira Rosa na Sessão de Julgamento realizada na manhã desta quinta-feira, 29.10, no Plenário. Dez vereadores votaram a favor dos quatro quesitos relatados pela Comissão Processante como condutas de má gestão do prefeito Arlei no Instituto de Previdência (Tereprev): Dr. Antônio Francisco (PP), Dr. Carlão (PMDB), Cláudio Mello (PT), DaPonte (PSDB), Dedê da Barra (PTN), Fabinho Filé (PMDB), José Carlos da Estufa (PSDC), Luciano Ferreira (PSL), Maurício Lopes (PSL) e Serginho Pimentel (PRP). Os vereadores Anginho (PSD) e Dr. Habib Tauk (PMN) faltaram à Sessão.

A Sessão de Julgamento foi parte do processo da Comissão Processante instaurada em agosto último, a pedido do cidadão Wilson Fernando Gonçalves Ferreira, com denúncias contra o prefeito Arlei Rosa sobre má gestão político-administrativa dos recursos do Instituto de Previdência (Tereprev).

O advogado de defesa Carlos Adalto Gomes ressaltou que “o que está sendo colocado sob julgamento não é a situação do Município, não é a situação da saúde. Não houve, de forma alguma, uma falta de preocupação do denunciado com a situação da Tereprev.”

“Essa Comissão fez o trabalho absolutamente transparente”, avaliou o presidente da Comissão Dr. Carlão (PMDB).

“Parabenizo o servidor Wilson Ferreira por sua coragem e atitude de ter feito a denúncia nesta Casa Legislativa, todos os membros da Comissão Processante, que trabalharam com lisura e à população que comparece hoje aqui”, destacou o presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL).

O Relatório final da CP concluiu que, apesar da defesa do prefeito, nenhum dos argumentos foi suficiente para provar o contrário e concluiu pela procedência do pedido de cassação.

Membros do Ministério Público acompanharam toda a Sessão de Julgamento.


Câmara Municipal de Teresópolis dará posse ao prefeito Márcio Catão

Nesta sexta-feira, 29.10, às 10h, o prefeito Márcio Hastenreiter Catão (PSD) tomará posse no Plenário da Câmara.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Pré-matrícula Rede Municipal de Ensino de Teresópolis é prorrogada

Teresópolis
Pré-matrícula para creches e escolas municipais é prorrogada até 6 de novembro

Teresópolis, 27 de outubro de 2015 – A Secretaria M. de Educação prorrogou até o próximo dia 6 de novembro o período de pré-matrícula 2016 para creches, centros de educação infantil e escolas municipais. Para as unidades escolares da área urbana, a inscrição deve ser feita no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 15h. Na área rural, o cadastro é realizado diretamente nas escolas.

Também é possível fazer a pré-matrícula para turmas do Pré I e Pré II e do Ensino Fundamental através do site da Prefeitura (www.teresopolis.rj.gov.br). Já os pais e responsáveis de crianças na faixa etária de creches deverão fazer a inscrição exclusivamente no Ginásio Pedrão.

Para as turmas de creche, berçário, maternal e jardim, é preciso apresentar o CPF do responsável, cópia da certidão de nascimento da criança, cópia de comprovante de residência em nome do responsável, cópia de comprovante de trabalho de todos os moradores da residência, cópia do comprovante de aluguel (pode ser declaração do dono do imóvel). Caso a criança seja portadora de necessidades especiais, também deve ser apresentado laudo médico original e atual (máximo 6 meses).

Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem apresentar o número do NIS (Número de Identificação Social) da criança. Neste caso, o NIS é fornecido aos pais e/ou responsáveis nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social do Alto (Av. Alberto Torres, 1148), Barroso (Rua Pará, 170), Meudon (Rua Caramuru, 108), São Pedro (Rua Fileuterpe, 845) e do Fischer (Rua Pedro Eleutério, 2.738), bem como no Setor de Cadastro Único da Secretaria de Desenvolvimento Social (Av. Alberto Torres, 1148, no Alto).

Para fazer o cadastro, pais e responsáveis de crianças candidatas a turmas do Pré I e Pré II e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem ter em mãos a certidão de nascimento do aluno, CPF do responsável e comprovante de residência. Também deve ser informado o ano de escolaridade que o estudante cursará em 2016.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475/2º andar – Agriões), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O telefone é (21) 2641-4590.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Recadastramento do Aluguel Social em Teresópolis termina nesta sexta, 30

Teresópolis
Recadastramento do Aluguel Social termina nesta sexta, 30

Teresópolis, 27 de outubro de 2015 – Os beneficiários do Aluguel Social devem estar atentos para a reta final do recadastramento do programa, que termina nesta sexta-feira, 30 de outubro. A Secretaria de Desenvolvimento Social ressalta que mesmo com a mudança da data em comemoração ao Dia do Funcionário Público, desta quarta, 28, para a quinta, 29, e ponto facultativo na sexta, 30, o cronograma para o recadastramento será mantido.

Equipes da Secretaria estarão de plantão para atender aos beneficiários do Aluguel Social pago pelo Governo do Estado e pela Prefeitura. A sede da Secretaria de Desenvolvimento Social fica na Av. Alberto Torres, 1.148, Alto, e o atendimento acontece das 9h às 16h. 

A medida cumpre determinação da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, que está finalizando os trâmites para o cadastramento das unidades habitacionais da Fazenda Ermitage com vistas a sorteio para as famílias vitimadas pela tragédia de janeiro de 2011. A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios.

Os beneficiários deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade e CPF do titular do benefício e do cônjuge/companheiro; título de eleitor; carteira de trabalho ou contracheque; certidão de nascimento ou de casamento; certidão de nascimento ou RG dos dependentes; comprovante de residência atual; número do NIS (Número de Identificação Social) atualizado; e laudo atualizado da Defesa Civil de interdição do imóvel atingido. Também deverá ser apresentado termo de declaração Unidade Habitacional, emitido pelo Canteiro Social coordenado pelo Governo do Estado, localizado na Rua Tietê, 387, no bairro de Fátima.

Confira as datas do recadastramento do aluguel social, de acordo com as iniciais do primeiro nome do beneficiário:

INICIAIS
ATENDIMENTO
M
22, 23, 26 e 27 de outubro/2015
N – O – P – Q – R - S
29 de outubro/2015
T – U – V – W – Y – X - Z
30 de outubro/2015

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Escola Municipal Paulo Freire apresenta o projeto ‘Ideias Geniais’

Escola Municipal Paulo Freire apresenta o projeto ‘Ideias Geniais’
Escola Municipal Paulo Freire apresenta o projeto ‘Ideias Geniais’

Teresópolis, 26 de outubro de 2015 - A Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Vale do Paraíso, apresentou nesta segunda-feira, 26, a culminância do projeto ‘Ideias Geniais’, baseado no projeto pedagógico gestor, indicado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no início do ano: ‘Conhecimento, a Luz que brilha em você. Acenda essa ideia!’. O projeto, que teve como objetivo pesquisar e apresentar a fantástica trajetória humana através das descobertas científicas e invenções que grandes homens e suas mentes brilhantes puderam acrescentar na evolução da humanidade, envolveu exposição de trabalhos feitos pelos alunos, além de apresentações artísticas.

“Baseada no projeto indicado pela SME, a Escola Paulo Freire acendeu realmente essa ideia e trabalhou no primeiro semestre a ‘Feira de Ciências’ e no segundo semestre as ‘Ideias Geniais’. A personalidade escolhida pelos alunos foi o fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado. Onde nós buscamos apresentar para todos esse fotógrafo brasileiro, conhecido mundialmente, e a preocupação dele com a questão do meio ambiente. Afinal nossos alunos serão os responsáveis pelo futuro e precisam desde já abraçar essa ideia de conservação do meio ambiente”, explicou a diretora Bianca Ferreira Mattos.

No projeto desenvolvido pela escola, após pesquisa e análise de muitas personalidades importantes da história, os próprios alunos resolveram evidenciar o fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, por sua trajetória de vida e contribuições no campo ambiental, trazendo a reflexão sobre a importância da educação e transformação no Brasil e no mundo. Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Seu filho Juliano Ribeiro Salgado, dirigiu o documentário O Sal da Terra sobre o seu pai com Wim Wenders que foi indicado ao Oscar 2015 de melhor documentário.

“Sebastião Salgado, mostra através do seu trabalho a necessidade do ambiente na vida do ser humano. Assim, nossos alunos montaram essa exposição e vão fazer apresentações que procuram exatamente despertar essa consciência onde o ser humano necessita de um ambiente saudável para viver, com harmonia e possibilidades para dar continuidade na sua jornada no planeta Terra”, esclareceu a orientadora pedagógica Luciana Ribeiro.

Caracterizados como a autora Clarisse Lispector e o fotógrafo Sebastião Salgado em um stand na exposição montada na Escola Municipal Paulo Freire, os alunos Luana Sampaio e Hugo Cardozo, de 14 anos, explicaram como foi fazer parte desse projeto. “Foi um trabalho que durou alguns meses, de estrutura, decoração, pesquisa, envolvendo alunos do turno da manhã e da tarde, mas o resultado valeu a pena”, comemoraram.
A diretora Bianca Ferreira Mattos ressalta a importância de se semear ideias de respeito ao meio ambiente
 A orientadora pedagógica Luciana Ribeiro enfatiza a participação dos alunos na montagem da exposição e ensaio das apresentações
 A exposição montada pelos alunos fez sucesso na escola Caracterizados como a autora Clarisse Lispector e o fotógrafo Sebastião Salgado, os alunos Luana Sampaio e Hugo Cardozo

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

'TIM Faz Ciência' - Encerramento Anual Teresópolis RJ

'TIM Faz Ciência' - Encerramento Anual Teresópolis RJ- Alunos receberam certificado de participação no projeto
Alunos da Escola Prof. Paes de Barros participam de encerramento anual do ‘TIM Faz Ciência’

Teresópolis, 19 de outubro de 2015 - Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Paes de Barros, na Vila Muqui, participaram, na última sexta-feira, dia 16, do encerramento anual das atividades do programa ‘TIM Faz Ciência’. A iniciativa do Instituto TIM tem o objetivo de estimular a exploração das operações intelectuais - observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar, próprias à produção do conhecimento científico.

“Desde o mês de abril, trabalhei as bases do pensamento científico com os alunos e percebi que os conceitos que são passados são absorvidos por eles não só para os assuntos das disciplinas, mas para a vida deles. A cada conceito transmitido, eles aumentam um grau no conhecimento”, avaliou a professora Márcia Sampaio, complementando que todos os alunos receberam certificado de participação do projeto e o Caderno do Estudante, contendo todos os conceitos passados durante o curso e as atividades realizadas e que em 2015, o projeto será voltado para as turmas do 5º ano. 

Em Teresópolis, o ‘TIM Faz Ciência’ acontece desde 2014 e este ano atende a todos os alunos do 4º ano rede pública de ensino. Os professores participaram de curso sobre o projeto e receberam material didático para orientar na condução das atividades em sala de aula.
Estudantes e a professora Márcia Sampaio comemoram formatura no curso ‘TIM Faz Ciência’

Fotos: Marcelo Roza
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sábado, 31/10, tem caminhada na campanha de combate ao câncer em Teresópolis

Sábado, 31/10, tem caminhada na campanha de combate ao câncer em Teresópolis
Outubro Rosa e Novembro Azul:
Sábado, 31, tem caminhada na campanha de combate ao câncer em Teresópolis

Teresópolis, 26 de outubro de 2015 – A Prefeitura, através das secretarias municipais de Saúde e dos Direitos da Mulher, e o Grupo de Apoio Amigas da Mama realizam neste sábado, dia 31, a 3ª caminhada de combate ao câncer, com o slogan ‘Vamos tocar no assunto’. A concentração será no restaurante Recanto dos Pescadores (Av. Feliciano Sodré, 221, Várzea), às 8h, com parada na Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, Várzea) e percurso até a Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, onde serão realizadas ações de saúde e de esclarecimento sobre a doença. No local também serão aceitas doações de cabelo para confecção de perucas, além de lenços, gorros e bonés para pacientes oncológicos. 

A iniciativa une as ações do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata, os principais causadores de morte entre as mulheres e os homens, respectivamente.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

31/10/15 - Sesc Teresópolis: Tragicomédia “Hipnose” critica ritmo da vida contemporânea

31/10/15 - Sesc Teresópolis: Tragicomédia “Hipnose” critica ritmo da vida contemporânea
Circuito Sesc de Artes Cênicas

Sesc Teresópolis: Tragicomédia “Hipnose” critica ritmo da vida contemporânea
Dirigidos por Renato Carrera, sete atores se desdobram em quase 20 personagens para falar do caos urbano carioca

Uma mulher abandona um curso de hipnose avançada após receber uma ligação informando que o filho está nas mãos de bandidos – o clássico golpe do falso sequestro. Esse é o mote inicial de “Hipnose”, tragicomédia, escrita pela dramaturga Marcia Zanelatto e dirigida por Renato Carrera, que tem única apresentação pelo Circuito Sesc de Artes Cênicas no Sesc Teresópolis dia 31/10 (sábado), às 20h.

Dividida entre a classe média da Zona Sul e o subúrbio, no presídio de Bangu 1, a história de “Hipnose” se passa no Rio de Janeiro do ano de 2009, ano de implementação das UPPs, do anúncio da sede das Olimpíadas de 2016 e da posse do primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama. A trama diverte o público ao mesmo tempo critica a hipnose do ritmo acelerado da vida atual. Em tom sarcástico e debochado, esta “tragicomédia carioca” força a reflexão, às vezes amarga, sobre a cidade do Rio, espelho da situação de tantas outras cidades pelo Brasil e pelo mundo.

Sem coxias, o público assiste as transformações do ator em cena, que muda de um personagem para outro na frente da audiência, sem nenhum artifício extra, a não ser o uso do seu próprio corpo e sua voz. Embalados pelo samba e pelo funk, além da musicalidade construída a partir de sons e ruídos de uma cidade grande, os sete atores se desdobram em quase 20 personagens e também se divertem junto ao público.

Circuito Sesc de Artes Cênicas

Por meio dos espetáculos, o Circuito Sesc de Artes Cênicas possibilita ao espectador o contato com a diversidade estética do teatro e da dança, com objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento, o enriquecimento e a difusão da produção cultural. Além das apresentações, o Circuito realiza debates, oficinas, residências artísticas e intercâmbios, promovendo um encontro direto entre artistas locais e convidados, bem como dos seus espectadores. Na programação, espetáculos inéditos e outros tradicionais que passeiam por temáticas educativas e inspirações em clássicos, com nomes consagrados no gênero e também novos talentos.

SERVIÇO:
Circuito Sesc de Artes Cênicas
Espetáculo “Hipnose”
31/10/2015 (sábado), às 20h
Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea
Telefone: (21) 2743-6959
R$ 2 (associados Sesc Rio), R$ 4 (estudantes, jovens de até 21 anos e maiores e 60 anos) e R$ 8 (inteira)
Classificação: 10 anos
Duração: 80 minutos

Fonte:Wando Schwarz Soares / Sesc Rio

Defesa Civil de Teresópolis pretende reunir as associações de moradores

TERESOPOLIS
Defesa Civil reúne associações de moradores em preparação para o período de chuvas

Teresópolis, 26 de outubro de 2015 – A Secretaria Municipal de Defesa Civil está convidando presidentes de associações de moradores e líderes comunitários para uma reunião de planejamento de ações em preparação para a temporada de chuvas de verão. O encontro acontece nesta terça-feira, dia 27, às 16h, na sede da secretaria (Rua Wilhelm Cristian Kleme, 701, bairro Ermitage).

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sábado, 24 de outubro de 2015

Análise fontes de Teresópolis 20/10/15

Teresópolis
Saúde divulga resultado da análise da água das principais fontes da cidade

Teresópolis, 23 de outubro de 2015 – Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito nesta terça-feira, dia 20, em 11 pontos. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia (Alto), João Raposo (Tijuca) e Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo.

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise

• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo


*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.​

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

UNIFESO Teresópolis - Professora Ana Lúcia Torres dos Santos é a nova supervisora do NPJ

UNIFESO Teresópolis - Professora Ana Lúcia Torres dos Santos é a nova supervisora do NPJ
Professora Ana Lúcia Torres dos Santos é a nova supervisora do NPJ

A professora Ana Lúcia Torres dos Santos tomou posse na Supervisão do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) em cerimônia realizada no dia 13 de outubro.

Participaram da solenidade os professores José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais; Leonardo Barbosa, Coordenador do curso de Direito e Lygia Pombo, que deixava a Supervisão do NPJ, além de professores, funcionários e estudantes.

O professor José Feres destacou que a professora Ana Lúcia tem o perfil ideal para dar continuidade ao trabalho que a professora Lygia Pombo desenvolveu nos últimos 12 anos e ainda trazer avanços. “É uma pessoa que está ligada a esta estrutura de ensino desde o início. É uma continuidade do trabalho mas que também vai avançar em vários outros aspectos. Acho que é um desafio aprimorar o trabalho, mas quando ele se assenta sobre aspectos muito importantes que foram construídos até aqui, fica bem mais fácil. Agradeço muito à professora Lygia Pombo e dou as boas-vindas à nova supervisora”.

O professor Leonardo Barbosa enfatizou a importância do NPJ para o UNIFESO e para a sociedade. “É neste local que os alunos têm a oportunidade de colocar tudo aquilo que aprendem na teoria à prova e em prática. No NPJ conseguimos ter um contato maior com a comunidade, demonstrar a importância da nossa formação, auxiliar as pessoas ao nosso redor. Agradeço à professora Lygia Pombo, que continuará na instituição dando a sua contribuição ao curso de Direito, e à professora Ana Torres eu desejo toda a sorte do mundo, tendo a certeza de que ela continuará o trabalho que foi desenvolvido até agora, permitindo a continuidade do processo de aprimoramento”.

A professora Lygia Pombo agradeceu o apoio que recebeu da Instituição e dos colegas durante a permanência na supervisão, citando as conquistas que obteve. “Em muitos momentos nosso trabalho foi gratificado de muitas formas, e a última satisfação que tivemos ocorreu este ano por conta da avaliação do MEC, que esteve no NPJ em maio e nos atribuiu a nota 5, nota máxima. Deixo o cargo com a convicção plena do dever cumprido. Desejo muitas felicidades e muito sucesso à professora Ana”.

A professora Ana Torres afirmou que manterá o mesmo comprometimento com o trabalho que proporcionou a sua chegada à Supervisão do NPJ. “Agradeço a confiança nessa nomeação, que é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito junto aos estudantes e principalmente demonstra que de alguma forma eu contribuí para o crescimento da Instituição. Comprometo-me a manter o trabalho de crescimento do núcleo, no sentido de aprimorar o que temos como regra no UNIFESO que é não apenas graduar um estudante em Direito, mas formar alguém que vai fazer a diferença no mercado de trabalho e na sociedade”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

NOTA OFICIAL REF.: Retificação Recadastramento Aluguel Social em Teresópolis

TERESOPOLIS
NOTA OFICIAL
REF.: Retificação Recadastramento Aluguel Social

Teresópolis, 21 de outubro de 2015 - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa que, devido ao Dia do Funcionário Público, comemorado em 28 de outubro, os beneficiários do Aluguel Social pago pelo Governo do Estado e pela Prefeitura com as letras iniciais do primeiro nome N, O, P e Q deverão comparecer à sede da Secretaria (Av. Alberto Torres, 1.148, Alto) no dia 29 de outubro para realizar o recadastramento no referido programa, assim como os beneficiários com iniciais R e S. Os beneficiários cujas iniciais são T – U – V – W – Y – X – Z serão atendidos no dia 30 de outubro, conforme cronograma divulgado. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 16h. 

A medida cumpre determinação da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, que está finalizando os trâmites para o cadastramento das unidades habitacionais da Fazenda Ermitage com vistas a sorteio para as famílias vitimadas pela tragédia de janeiro de 2011. A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios.

Os beneficiários deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade e CPF do titular do benefício e do cônjuge/companheiro; título de eleitor; carteira de trabalho ou contracheque; certidão de nascimento ou de casamento; certidão de nascimento ou RG dos dependentes; comprovante de residência atual; número do NIS (Número de Identificação Social) atualizado; e laudo atualizado da Defesa Civil de interdição do imóvel atingido.

Também deverá ser apresentado termo de declaração Unidade Habitacional, emitido pelo Canteiro Social coordenado pelo Governo do Estado, localizado na Rua Tietê, 387, no bairro de Fátima.

Confira as datas do recadastramento do aluguel social, de acordo com as iniciais do primeiro nome do beneficiário:

INICIAIS                                         ATENDIMENTO

N – O – P – Q – R - S                       29 de outubro/2015
T – U – V – W – Y – X - Z                  30 de outubro/2015

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Paróquia Santo Antônio abre comemoração pelos seus 160 anos

Celebração inaugural com o Padre Robson Oliveira, do Santuário do Divino Pai Eterno em Teresópolis
Paróquia Santo Antônio abre comemoração pelos seus 160 anos

A Paróquia de Santo Antônio, em Teresópolis, iniciou domingo, 18/10, as festividades pelos seus 160 anos de criação. A paróquia é a mãe de todas as outras do decanato São Pio X, e anterior, inclusive, ao município de Teresópolis, emancipado politicamente trinta e seis anos depois.

Para a abertura das festividades foi convidado para a celebração inaugural o Padre Robson Oliveira, do Santuário do Divino Pai Eterno. Ampla programação está prevista, com encerramento no domingo, dia 25/10.

Caravanas de diversas cidades do estado e paróquias de nossa diocese fizeram-se presentes na tarde deste domingo, à espera do padre Robson Oliveira, que celebrou missa campal na Avenida principal. Esta foi a primeira passagem pelo Estado do Rio de Janeiro da imagem peregrina do Divino Pai Eterno.

Uma réplica da imagem foi dada pelo padre Robson às mãos do padre Jorge Luiz Pacheco, que é o pároco. Padre Jorge agradeceu aos presentes pelo momento e demonstração de fé, e convidou a todos a participarem das festividades.

Na segunda-feira, dia 19/10, aconteceu uma carreata pelas ruas do bairro alcançando o centro da cidade, com a presença dos Arautos do Evangelho.

Eles participarão de missões populares na área da paróquia durante a semana, e conduzirão momentos de adoração e orações nas demais atividades.

Estão previstas missas todos os dias, sempre às 7h30 e 19h30 horas.

No domingo, 25/10, haverá a apresentação da orquestra da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e encerrando as festividades pelo jubileu haverá Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão.
Paróquia Santo Antônio abre comemoração pelos seus 160 anos
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Escola Marília Porto presta homenagem ao poeta Hudson Fernandes

Poeta Hudson Fernandes: escola que valoriza a poesia abre janelas para o horizonte
Escola Marília Porto presta homenagem ao poeta Hudson Fernandes

Teresópolis, 21 de outubro de 2015 – Convidado especial da Escola Municipal Marilia Porto, no bairro Santa Cecília, o servidor público Hudson Fernandes recebeu homenagem dos alunos pelo Dia do Poeta, celebrado nesta terça-feira, 20 de outubro. Recebido pela diretora Sandra da Silveira e equipe, que trabalharam com as obras do autor em sala de aula, Hudson acompanhou várias atividades nestas terça, 20, e quarta, 21, como leitura de poemas e apresentação de canções. Ele também interagiu com os alunos em um bate-papo informal.

“Uma escola que valoriza a poesia é uma escola que abre janelas de frente para o horizonte. O universo da poesia permite à criança olhar com olhos de ver. Poesia nutre a alma”, agradeceu o poeta.

Hudson é autor de cinco obras: ‘‘Pietro, o menino que contava estrelas’ (2014), ‘Cartas a minha mãe e ao meu amado’ (2013), ‘Ainda florescem ipês’ (2006), ‘Pedro Anjo’ (1998) e ‘Anjos não voam na chuva’ (1994).
Poeta Hudson Fernandes com a equipe da Escola Marilia Porto
 Hudson Fernandes recebe homenagem dos alunos da Escola Marilia Porto pelo Dia do Poeta

Fotos: Divulgação
Fotos: crédito Marcelo Roza
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis na reunião preparatória da Conf. Est. Direitos Humanos

Participando da reunião preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos: Rafaela Mourão (coordenadora do CREAS Teresópolis), Andrea Sepúlveda (subsecretária estadual de Direitos Humanos), Regina Bordalo (presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos) e Cleiton Pimentel (secretário municipal de Desenvolvimento Social)
Teresópolis participa de reunião preparatória para a Conferência Estadual de Direitos Humanos

Município foi o único representante da Região Serrana presente nas discussões

Teresópolis, 21 de outubro de 2015 – O município de Teresópolis se fez presente na reunião preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos – etapa da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos. Conduzido pela subsecretária estadual de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, defensora pública Andrea Sepúlveda, o encontro foi realizado nesta terça-feira, dia 20, no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro Rio de Janeiro.

O evento reuniu diversos municípios do Estado para a articulação das regiões visando ao desdobramento da promoção dos Direitos Humanos no Estado e a construção de importantes políticas públicas de garantia de direitos. Da Região Serrana, que é composta por 14 municípios, somente Teresópolis esteve presente, representado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Cleiton Pimentel, e pela assistente social Rafaela Mourão, coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Teresópolis. Dentre os assuntos debatidos, a construção de articulação entre governos e sociedade civil, bem como o sistema de justiça para a efetividade dos Direitos Humanos no Brasil.

A subsecretária estadual de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Andrea Sepúlveda, frisou a importância das Conferências Municipais ou Regionais como instrumentos para avaliar e renovar as prioridades nas políticas públicas no seu dia-a-dia. Ela ressaltou que as conferências desenvolvem um papel fundamental no Sistema de Garantia de Direitos, abrindo espaço para debates sobre problemas e violações que os próprios moradores do município vivenciam, como exploração sexual, trabalho infantil, gravidez na adolescência entre outras violações.

Andrea Sepúlveda ainda destacou a importância de os governos locais se empenharem para a melhoria da qualidade de vida da população, pois é nas cidades que as pessoas vivem seus direitos humanos e são os governos municipais os mais próximos do cidadão.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, professora Regina Bordalo, destacou as dificuldades e os avanços na conquista dos Direitos no Estado, pedindo empenho dos municípios para a concretização da política do setor em todos os sentidos, tanto profissional, quanto institucional.

O secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Cleiton Pimentel, falou da importância da articulação com os demais municípios da Região Serrana para o desenvolvimento de uma Conferência Regional. Ele sugeriu a implementação de uma moção estadual para integrar a política de Direitos Humanos em todas as secretarias que trabalham a política pública de Assistência e Desenvolvimento Social, ressaltando a intenção de Teresópolis sediar a conferência regional.

As conferências municipais ou regionais acontecem entre janeiro e fevereiro de 2016, e a Estadual está prevista para março, culminando com a Conferência Nacional em abril de 2016, em Brasília-DF.

Texto e foto: Sec. Desenv. Social
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Processo seletivo temporário da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis

 
TERESOPOLIS
Processo seletivo temporário vai contratar pessoal para nove cargos,
de agente comunitário de saúde a enfermeiro e médico  

Inscrições serão feitas nos dias 26, 27 e 29 de outubro, na Secretaria de Saúde

Teresópolis, 21 de outubro de 2015 – Publicado em Diário Oficial nesta quarta, dia 21, o Edital nº 001/2015 do processo seletivo simplificado para contratação temporária de 178 profissionais, que vão desenvolver atividades junto aos postos de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. São oferecidas vagas para agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, digitador, enfermeiro, farmacêutico, médico, recepcionista e técnico de enfermagem. O edital pode ser conferido no site da Prefeitura pelo endereço eletrônico www.teresopolis.rj.web.br.com, onde constam todas as regras da seleção que devem ser observadas e cumpridas pelos candidatos.

As inscrições serão realizadas nos dias 26, 27 e 29 de outubro, das 8h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, Tijuca), mediante apresentação de documentos para análise de currículo, do memorial com a trajetória profissional e prova de títulos. Os salários variam de R$ 1.281,84 a R$ 12 mil, para uma carga horária de 20 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo. O candidato aprovado será contratado pelo período de um ano, com possibilidade de prorrogação por até igual período.

O concorrente deve ter 18 anos completos e a escolaridade exigida para o cargo pretendido, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter sido aprovado em todas as etapas do processo seletivo e disponibilidade de horário. Os agentes comunitários de saúde deverão comprovar que residem há mais de dois anos no bairro onde irão atuar. 

Os candidatos deverão preencher requerimento próprio de inscrição e entregar junto com currículo e memorial com descrição da trajetória profissional, além de cópia autenticada do comprovante de escolaridade. Também deverão ser apresentadas cópias da carteira de identidade, da certidão de nascimento ou de casamento, do certificado de reservista (para o sexo masculino), do PIS/PASEP, do CPF e da declaração de regularidade do CPF junto à Receita Federal, do título de eleitor e da quitação eleitoral, e também de comprovante de residência.

O processo seletivo, sob a coordenação de uma comissão de seleção, compreende inscrição, análise de currículo e prova de títulos, classificação, homologação e chamada dos candidatos classificados para admissão imediata. O resultado preliminar será divulgado no dia 3 de novembro, na Secretaria de Saúde. O recurso, quando necessário, deverá ser interposto no dia útil seguinte à divulgação do resultado preliminar.

CARGOS E VAGAS

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
N° de vagas: 94
Salário (Bruto): R$ 1.281,34
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Carga Horária: 40 horas.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
N° de vagas: 10
Salário (Bruto): R$ 1.297,17
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Carga Horária: 40 horas semanais.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
N° de vagas: 13
Salário (Bruto): R$ 1.349,08
Escolaridade: Alfabetizado.
Carga Horária: 40 horas semanais.

DIGITADOR
N° de vagas: 01
Salário (Bruto): R$1.293,54
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Carga Horária: 30 horas semanais.

ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA / ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
N° de vagas: 16
Salário (Bruto): R$ 3.875,30
Escolaridade: Ensino Superior Completo em Enfermagem e respectivo registro no Conselho Profissional
Carga Horária: 40 horas semanais

FARMACÊUTICO
N° de vagas: 03
Salário (Bruto): R$ 1.558,25
Escolaridade: Ensino Superior Completo em Farmácia e registro no Conselho Profissional
Carga Horária: 20 horas semanais.

MÉDICO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA / ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
N° de vagas: 10 médicos
Salário (Bruto): R$ 12.000,00
Escolaridade: Ensino Superior Completo em Medicina e respectivo registro no Conselho Profissional Carga Horária: 40 horas semanais.

RECEPCIONISTA
N° de vagas: 15
Salário Individual (Bruto): R$ 1.377,73
Escolaridade: Fundamental Completo.
Carga Horária: 40 horas semanais.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM
N° de vagas: 16
Salário (Bruto): R$ 1.634,58
Escolaridade: Ensino Médio Completo, curso específico na área e registro no Conselho Nacional de Enfermagem
Carga Horária: 40 horas semanais

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

UNIFESO Teresópolis oferece curso de extensão a distância em Docência na Formação Superior em Saúde

Na primeira turma houve uma grande participação com a certificação de 25 professores do UNIFESO.
UNIFESO oferece curso de extensão a distância em Docência na Formação Superior em Saúde

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está com inscrições abertas para o curso de extensão a distância “Docência na Formação Superior em Saúde”, voltado para professores, gestores e demais profissionais que trabalhem direta ou indiretamente na área. Este é o primeiro curso de extensão totalmente online oferecido pela instituição e tem a duração de dois meses.

Na primeira turma, iniciada em julho e encerrada em setembro, houve uma grande participação com a certificação de 25 professores do UNIFESO. A coordenadora do curso, professora Ana Brasílio, ficou muito entusiasmada com o desenvolvimento das atividades por meio do ambiente online. “Por ser estruturado em metodologias ativas, é um dispositivo muito bom de qualificação docente. Agora já estamos lançando o curso para o público externo, na modalidadede de extensão com 90 horas. As inscrições podem ser feitas em nosso site”.

No método de Ensino à Distância (EAD), os participantes assistem às aulas em transmissão ao vivo para que possam tirar dúvidas, enviando perguntas e comentários pelo chat da plataforma. “Na primeira turma todos acharam importante o aprofundamento dos conceitos da aprendizagem significativa, do currículo integrado e da avaliação formativa. O diferencial do UNIFESO são os 10 anos de mudança curricular e o uso de metodologias ativas. Você aprende fazendo, não é apenas conversar sobre, mas aprender no ato, o que é muito bom para todos”, explicou a coordenadora.

A professora Geórgia Lobato, do curso de Medicina do UNIFESO, participou da primeira turma e enfatizou que ficou muito satisfeita com a oportunidade. “O curso oportunizou muitas reflexões da minha minha prática com metologias ativas em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. Fiquei muito motivada para seguir na trajetória da formação em Saúde. Durante as aulas foi possível o aprofundamento das discussões com tutores bastante qualificados. Com certeza, eu indico o curso e farei outras vezes, quando me for oportunizado”.

As aulas promovem interatividade para que os profissionais exponham suas dificuldades e assim sejam elaboradas propostas de intervenção. Além da grande aceitação no meio docente, o curso também já está alcançando reconhecimento externo, pois o projeto foi levado à organização do Congresso Brasileiro de Educação Médica (Coben) que o aprovou para ser apresentado no evento que irá ocorrer em 7 de novembro. “Temos que agradecer aos docentes, aos profissionais do UNIFESO, ao Núcleo de Educação à Distância (NUED) e à Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (DPPE), que sempre abriu as portas para o curso acontecer”. A professora Ana Brasílio agradeceu ainda o apoio da Reitoria do UNIFESO na organização do curso.

As inscrições podem ser feitas pelo site do UNIFESO (www.unifeso.edu.br), na página dos cursos de extensão. Informações pelo e-mail <extensao@unifeso.edu.br> ou pelo telefone (21) 2641-7071.

Fonte: Unifeso Clipping (Jornalismo)

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Comunicado importante da Defesa Civil de Teresópolis

TERESOPOLIS
COMUNICADO
SECRETARIA M. DE DEFESA CIVIL

A Secretaria M. de Defesa Civil informa que o Comunicado de Risco é um documento emitido quando as equipes da Defesa Civil identificam uma situação de risco imediato e informam aos moradores da impossibilidade do imóvel ser ocupado, levando-se em consideração a questão da segurança.

Desta forma, a Defesa Civil Municipal solicita aos moradores que possuem tal documento que compareçam à sede da Secretaria M. de Defesa Civil para dar entrada no processo de emissão do Termo de Interdição, documento imprescindível à obtenção dos benefícios sociais. Para tanto, faz-se necessário a juntada de cópia do CPF ou carteira de identidade, conta de luz e documento comprobatório de titularidade ou posse do imóvel.

Endereço: Rua Wilhelm Christian Klemme, 701, Ermitage
Horário: 12h às 18h
Tel.: (21) 2742-1970​

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

‘Tardes com Sabedoria’: projeto da Secretaria da Mulher de Teresópolis promove aprendizagem e inclusão social

‘Tardes com Sabedoria’: projeto da Secretaria da Mulher de Teresópolis promove aprendizagem e inclusão social
‘Tardes com Sabedoria’: projeto da Secretaria da Mulher promove aprendizagem e inclusão social

Teresópolis, 19 de outubro de 2015 – Implantado há cerca de dois anos pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, por iniciativa da primeira-dama, Alessandra Rosa, o projeto ‘Tardes com Sabedoria’ continua cumprindo a sua missão de promover a aprendizagem e a socialização das alunas. Aulas de alfabetização, oficinas de artesanato e de informática e passeios culturais são algumas das atividades socioeducativas oferecidas e que contribuem para afastar o público atendido de problemas como ansiedade, depressão e perda de memória.

“O projeto tem o objetivo de socializar essas senhoras que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar, trazendo-as para um convívio saudável, de troca de experiências. Por isso foram introduzidas as oficinas, para que elas possam ter contato com vários tipos de atividades”, explica a assessora administrativa Graça Medeiros. “Algumas alunas tiveram histórico de depressão, quase não saíam de casa. Hoje elas têm acesso ao conhecimento e fazem amizades. O requisito é ter vontade de aprender”, destaca a instrutora Gabrielle Dias Barki.

As aulas e oficinas são gratuitas e acontecem de segunda a quarta-feira, das 14h às 16h30, na sede da Secretaria dos Direitos da Mulher (Av. Lúcio Meira, 375, Várzea), para uma turma de 18 alunas. Entre elas, Maria Margarida Calixto dos Santos, que frequenta as atividades há cerca de um ano. “Aqui estou aprendendo a ler, a pintar panos de prato e ainda faço amizade”, enumera.

Dulcenir Pimentel Paixão e Severina Maria de Assis participam do projeto desde que foi lançado. “Fazer parte do ‘Tardes com Sabedoria’ mudou muito a minha vida. A gente aprende de tudo: a ser feliz, a viver, a sorrir”, opina Dulcenir. “É um curso de aprendizado e diversão”, completa Severina.
Alunas da oficina de artesanato produzem peça decorativa de feltro
 Dulcenir Pimentel Paixão e Severina Maria de Assis, alunas do projeto ‘Tardes com Sabedoria’: aprendizagem e diversão

Fotos – crédito Marcelo Roza
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Estiagem prolongada fecha a piscina do Parque Nacional da Serra dos Órgãos sede Teresópolis

Atualizado 19/10/15

Muito obrigado pela parceria. Informamos que após fechamento no sábado, dia 17/out/15, fizemos uma avaliação e manutenção no sistema de abastecimento de água e, principalmente, tivemos as chuvas do fim de semana, que nos permitiram reabrir a Sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos hoje, dia 19/out/15. Agradecemos pela divulgação!

Atenciosamente,

Coordenação de Uso Público
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
ICMBio - MMA - BRASIL

O PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS informa que, em função do longo período de estiagem, a falta d’água para manutenção da piscina, do Centro de Visitantes e das caixas d’água que atendem os banheiros utilizados na Sede de Teresópolis, este setor do Parque estará fechado a partir deste sábado, dia 17/10/15. A gestão do Parque e parceiros estão envidando todos os esforços para contornar a situação e tão logo a segurança e a qualidade da visitação possa ser restabelecida esta Sede será reaberta! Continuam abertas e em funcionamento as Sedes Guapimirim e Petrópolis, bem como os acessos à montanha na parte alta do Parque (Castelos do Açú, Travessia Petrópolis-Teresópolis e Pedra do Sino).

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Próxima reunião do INCID (Indicadores da Cidadania) dia 21/10- ACIAT Teresópolis

 reunião do INCID (Indicadores da Cidadania)
CONVITE
Convida a todos participar do encontro da Rede.
Data: 21 de outubro de 2015 
Horário: 15 horas 
Local: - ACIAT -Av. José Joaquim de Araújo Regadas, 142 - Centro

Pauta: Fórum de Cidadania Ativa da AAI dia 07 de novembro de 2015.

Contamos com a sua presença.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Jubileu de 160 anos da Paróquia de Santo Antônio em Teresópolis

 Igreja de Santo Antônio, padroeiro de Teresópolis, terá missa com Pe. Robson Oliveira e visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno
Missa com Padre Robson Oliveira​, no domingo, 18, terá esquema especial de trânsito

Evento acontece em comemoração aos 160 anos da Paróquia de Santo Antônio

Teresópolis, 14 de outubro de 2015 - A Paróquia de Santo Antônio, um dos padroeiros de Teresópolis, localizada no bairro do Alto, completa em 2015 o jubileu de 160 anos e terá diversas atividades em comemoração à data. Os festejos começam no próximo domingo, dia 18, quando a cidade vai receber a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, com celebração de uma missa pelo padre Robson Oliveira, às 17h30.

Padre Jorge Luiz, da paróquia de Santo Antônio, ressaltou que esta será a primeira visita da imagem ao estado do Rio de Janeiro. “No dia 18, teremos a presença do Padre Robson e também da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno em nossa cidade. Esta será a primeira vez que o estado do Rio recebe a Imagem. Será um momento de transmissão de mensagens de fé, amor e fraternidade”, frisou o padre, destacando ainda a apresentação da Orquestra Sinfônica da PMERJ e a Missa Solene presidida por Dom Gregório Paixão, além da carreata comemorativa.

As atividades em comemoração aos 160 anos da igreja, em especial, a missa com padre Robson Oliveira, terão o acompanhamento de guardas municipais na orientação do trânsito no entorno da paróquia, no Alto.

A partir do sábado, 17, às 9h, guardas municipais vão coordenar um esquema especial de desvio do trânsito no entorno da Igreja de Santo Antônio para montagem do palco para a missa ao ar livre do domingo, 18, com o Pe. Robson Oliveira. O trânsito ficará interditado na Av. Oliveira Botelho, da altura da igreja até a entrada da Granja Guarani.

“Motoristas que estiverem seguindo para o Soberbo ou para Rio de Janeiro deverão entrar na Rua Gonçalo de Castro, passar pela Rua Alfredo Rebello Filho e depois pela Rua Flávio Bortoluzi, para, em seguida, retornar à Av. Oliveira Botelho, em direção ao Soberbo”, explica o guarda municipal do setor de Engenharia de Tráfego, Fabiano Basílio, ressaltando que moradores e comerciantes do entorno da igreja receberam comunicados sobre as alterações no trânsito.

Basílio informou ainda que os veículos que estiverem vindo do Soberbo em direção ao centro da cidade deverão adentrar na Rua Flávio Bortoluzi, passar pelas ruas Poeta Amadeu Laginestra e Sloper e, e seguida, entrar na Rua Tietê, com saída para a Av. Alberto Torres.

Além disso, na segunda-feira, 19, guardas municipais motorizados irão acompanhar a carreata comemorativa, com concentração às 18h na paróquia, no Alto, passagem pelas avenidas centrais e chegada no final da Av. Lúcio Meira, na Várzea, com retorno à igreja.

Programação

18/10 – domingo
16h – Abertura dos Festejos
17h30 - Missa com Pe. Robson Oliveira, com visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno

19 a 24/10
Missa para Cristo com Maria, com os ‘Arautos do Evangelho’

19/10 – Segunda
18h – Carreata comemorativa, seguida de missa de acolhida e abertura da Missão

20 a 24/10
Visita Missionária e Celebração Eucarística
Missas 7h30 e 19h30
Adoração ao Santíssimo durante todo o dia

25/10 – domingo
Encerramento dos Festejos
16h – Apresentação Orquestra Sinfônica da PMERJ
19h – Missa Solene presidida por Dom Gregório Paixão 
 Programação pelos 160 anos da Paróquia de Santo Antônio contará com missas, carreata e apresentação da Orquestra Sinfônica da PMERJ

Fotos: Marcelo Roza
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis