Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Novos conselheiros tutelares são empossados em Teresópolis

Prefeito Márcio Catão, Iracema Toledo Braga, do CMDCA, e secretária de Desenvolvimento Social, Tania Iorio, com os dez conselheiros tutelares de Teresópolis: mandato até 2019
Novos conselheiros tutelares são empossados em Teresópolis

Teresópolis, 11 de janeiro de 2016 – Dez conselheiros tutelares tomaram posse nesta segunda-feira, dia 11, em cerimônia realizada na Prefeitura. Eleitos em 4 de outubro de 2015 na primeira eleição unificada do País, eles vão exercer mandato no período 2016-2019. Teresópolis tem dois Conselhos Tutelares, com cinco titulares em cada órgão.

“Até 2019 os conselheiros tutelares terão a grande responsabilidade de cuidar dos nossos filhos. Vocês têm em mim um grande aliado. Eu me coloco à disposição para atendê-los no que for possível e, tenho certeza, que a Câmara Municipal, aqui representada pelo vereador José Carlos da Estufa, também é parceira”, assinalou o prefeito Márcio Catão.

Foram empossados no Conselho Tutelar 1 os conselheiros Cheila Lourenço Sampaio, Janaína Andrade Mendes, Djair Marcelino Alves Júnior, Rodrigo Pinto Ribeiro e Renata Coelho; e no Conselho Tutelar 2, Lusiane Santos da Silva, Julieth Leite Silvestre, Tatiana Oliveira de Abreu Charles, Cristina Medeiros Claussen e Sádio Soares da Silva.

“Parabenizo os novos conselheiros e agradeço àqueles que estão saindo por todo o trabalho realizado. Sabemos que a tarefa é árdua, mas tem um significado muito importante, que é a de zelar pela defesa das crianças e adolescentes do nosso Município”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Tania Iorio.

A primeira eleição unificada dos Conselhos Tutelares de Teresópolis reuniu 3.060 eleitores, que votaram em 25 candidatos inscritos. Todo o processo eleitoral foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA) e fiscalizado pela Promotoria da Infância e da Juventude de Teresópolis.

“Esperamos que os novos conselheiros sejam comprometidos com o cargo que estão assumindo, porque demonstraram capacidade ao fazer a prova de conhecimentos específicos e foram eleitos pela comunidade para cuidar de nossas crianças e adolescentes. Que eles tenham muita luz nesse caminho”, pontuou Iracema Toledo Braga, presidente do CMDCA. 

Os Conselhos Tutelares foram criados com o Estatuto da Criança e do Adolescente (em 1990), são órgãos autônomos e permanentes que integram a administração pública local, atuando na defesa de crianças e adolescentes com direitos violados. Os conselheiros tutelares atuam no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física, e também na fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência.

“Ser conselheiro, mais do que um ofício ou um cargo, é um sacerdócio, porque nos doamos pelas crianças e adolescentes desamparados. Que até 2019 possamos fazer um bom trabalho, sempre contando com o apoio dos órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos”, discursou o conselheiro tutelar Rodrigo Pinto Ribeiro, do Conselho Tutelar 1.
Conselheiro tutelar Rodrigo Pinto Ribeiro (ao microfone): dedicação na defesa de crianças e adolescentes
 Prefeito Márcio Catão entre Iracema Braga, vereador José Carlos da Estufa e a secretária de Desenvolvimento Social Tania Iorio: à disposição para atender os conselheiros tutelares
Os Conselhos Tutelares de Teresópolis estão instalados no 1º piso do Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375 – Várzea). O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 18h, sendo que há funcionários de plantão 24h via telefone celular. O Conselho Tutelar 1 atende os bairros da zona urbana, com exceção dos situados na região da Estrada Rio-Bahia e do Soberbo. Os telefones são (21) 3642-1138 e (21) 98889-3929 (plantão), e o e-mail, ctteresopolis@yahoo.com.br.

Já o Conselho Tutelar 2 tem como área de abrangência os bairros Meudon, Jardim Meudon, Coreia, Vale da Revolta, Quinta Lebrão, Fonte Santa, Ermitage, Prata, Fischer e também o 2° e o 3° Distritos. Os telefones são (21) 2742-8087, (21) 97163-3113 ou 99472-7887 (plantão), e o e-mail, ct2teresopolis@hotmail.com.


Fotos – crédito Marcelo Roza
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário