Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2016

Circuito experimental de feiras tem aprovação do Governo

Apresentação do projeto experimental de feiras da agricultura familiar em praças públicas
CIRCUITO DE FEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR TEM APROVAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL 

Apresentado nesta sexta-feira, dia 1º, o projeto experimental do 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’ recebeu a aprovação do Governo de Teresópolis. A proposta é realizar feiras periódicas em praças públicas da cidade, criando mais espaço de comercialização para a produção do município.

O público alvo a ser atendido prioritariamente é composto por agricultoras, jovens rurais, agricultores familiares e grupos organizados em associações e cooperativas de produção e consumo.

O projeto foi exposto pela engenheira agrônoma Monique Lopes Pereira Silva e pelo técnico agrícola João Francisco Vieira Soares, do Escritório Local da Emater, acompanhados pelo Secretário Municipal de Agricultura, Beto Rosa, e um grupo de agricultores do 2º e do 3º Distritos.

- Essa proposta atende a uma das diretrizes do governo, de fortalecer a agricultura. Asseguramos todo apoio - ressaltou o Prefeito Mario Tricano. Durante o encontro, ele foi presenteado com cestas de legumes e verduras, bolos, panos de prato artesanais e quatro telas, produzidas pela artesã Pat Silva. Os produtos serviram, também, para demonstração do que será levado ao público nas feiras.

Também participou do encontro o Presidente do Comitê Gestor da Microbacia do Rio Formiga, José Wanderson da Silva Pimentel, junto com a secretária do Cogems: “A agricultura é uma atividade da maior relevância pelo número de pessoas que emprega e a receita que gera para a cidade. Por isso, pedimos um olhar especial do poder público”, disse Wanderson.

O Comitê é responsável pelo planejamento participativo das ações do Programa Rio Rural, iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e que trabalha pelo fortalecimento da organização coletiva das comunidades das microbacias, incentivando a conscientização e o engajamento dos produtores rurais para as transformações sociais e de infraestrutura.

De acordo com a Emater, Teresópolis conta com cerca de 3.500 agricultores familiares atuando nas atividades de olericultura e fruticultura, produção de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, criação de animais e no artesanato. 

Foto – crédito AscomPMT
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário