Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

2º Curso em Defesa Civil de Teresópolis acontecerá no Centro de Informações Turísticas da Várzea

TERESOPOLIS
2º Curso em Defesa Civil acontecerá no Centro de Informações Turísticas da Várzea

Pré-inscrição continua aberta. Aulas serão realizadas nos dias 21, 23, 28 e 30 de junho

Teresópolis, 14 de junho de 2016 – Marcado para os dias 21, 23, 28 e 30 de junho, o 2º Curso Básico em Defesa Civil será realizado no Centro de Informações Turísticas (Praça Olímpica Luís de Camões), na Várzea. Voltada aos potenciais agentes voluntários de defesa civil em suas comunidades, a iniciativa tem o objetivo de conscientizá-los e treiná-los nas ações relacionadas à minimização de desastres, como enchentes, alagamentos e escorregamentos de terra.

A pré-inscrição continua aberta e qualquer pessoa interessada com mais de 18 anos pode participar. É preciso apresentar original e cópia de documento de identidade com foto, comprovante de residência e atestado médico para as atividades práticas, preencher e assinar a ficha de inscrição.

Para se inscrever, basta clicar no link http://www.dcteresopolis.blog.br/cbedc.asp ou se dirigir à Secretaria Municipal de Defesa Civil. O órgão funciona na Avenida Rotariana, 1.595/2º andar – prédio do Centro de Informações Turísticas de Teresópolis, no Soberbo, com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Dia 21/06, Terça-feira, 18h:
MÓDULO I – INTRODUÇÃO E CONCEITOS GERAIS
• Aula inaugural.
• Histórico, Legislação, Conceituação Básica em Defesa Civil, Defesa Civil de Teresópolis, Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação, Introdução à percepção de risco, Conceitos básicos de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco.
• Desastres naturais, tecnológicos, sociais, biológicos e mistos, Conceito de desabrigado e desalojado, Abrigo temporário, As especificidades de um abrigo: recepção, triagem, atividades educativas e recreativas.

Dia 23/06, Quinta-feira, 18h:
MÓDULO II – PERCEPÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS, GEOLÓGICOS E ESTRUTURAIS
• Introdução à prevenção de desastres; tipologia, cenários, indicadores, critérios; identificação e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações.
• Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos; principais estruturas da construção; noções de sintomas e falhas nas estruturas.

Dia 28/06, Terça-feira, 18h:
MÓDULO III – METEOROLOGIA, MONITORAMENTO e SISTEMA DE ALERTA E ALARME
- Introdução à meteorologia e monitoramento; monitoramento de cheias.
- Operacionalização do sistema de alerta e alarme.

Dia 30/06, Quinta-feira, 18h:
MÓDULO IV – COMBATE A INCÊNDIO, SALVAMENTO E PRIMEIROS SOCORROS
- Combate a incêndio.
- Salvamento, primeiros socorros.
- Encerramento.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário