Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2016

FESO e Prefeitura de Teresópolis assinam Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde

FESO e Prefeitura de Teresópolis assinaram Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde: oportunidade de qualificação da integração ensino-serviço, a formação em saúde e a melhoria da gestão e assistência no SUS
FESO e Prefeitura assinam Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e a Prefeitura de Teresópolis assinaram no dia 28 de junho o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), uma oportunidade de qualificação da integração ensino-serviço, a formação em saúde e a melhoria da gestão e assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a professora Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), “a integração ensino-serviço, pensando o SUS enquanto rede-escola, potencializa tanto a formação de futuros trabalhadores do SUS como o desenvolvimento dos trabalhadores que hoje atuam nos serviços de saúde. O COAPES propõe pensar a inserção dos estudantes na rede de serviços como processo integrado com o trabalho de cada unidade, qualificando o desenvolvimento dos trabalhadores. Além disso, o COAPES é também uma grande oportunidade das instituições de ensino superior demonstrarem sua responsabilidade social e contribuírem para melhoria do sistema de saúde e da qualidade de vida da população”.

Para celebrar o COAPES, gestores da FESO, do UNIFESO e do município promoveram a assinatura do contrato em cerimônia realizada no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto) UNIFESO, com a presença de profissionais da área de saúde, estudantes e demais interessados. Estiveram presentes o Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra, Presidente da FESO; os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da FESO; Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Mariana Beatriz Arcuri, Diretora CCS; e Manoel Antonio Gonçalves Pombo, coordenador do curso de Medicina; além prefeito Mário de Oliveira Tricano e dos secretários municipais Júlio César Ambrósio e Raphael Teixeira de Oliveira, respectivamente de Saúde e de Ciência e Tecnologia.

O Presidente da FESO abriu a cerimônia afirmando que “em um acordo entre a Prefeitura e a FESO quem ganha são os moradores”. A Reitora do UNIFESO, professora Verônica Santos Albuquerque, frisou que além da comunidade ganham também os estudantes, com a oportunidade de uma melhor formação, e a rede pública de saúde, que vai contar com qualificação dos seus profissionais. “O COAPES é hoje uma regulamentação muito importante dos ministérios da Saúde e da Educação do ponto de vista normativo, mas sempre foi a prática desta Instituição, que é formar os estudantes da área de Saúde nos próprios cenários de trabalho, onde os processos acontecem de forma viva com as pessoas, na realidade que o futuro profissional vai encontrar”.

O prefeito Mário de Oliveira Tricano destacou o reconhecimento e a gratidão da gestão municipal à FESO e a outros prestadores parceiros. “Agradeço em nome do povo teresopolitano, que foi acolhido em seus momentos de necessidade, em que o governo não tinha nem condição de pagar aos prestadores de serviço. Esse acordo que estamos firmando hoje é primordial por ser mais um serviço de saúde e educação que estamos colocando à disposição de Teresópolis”, declarou. Para o secretário Júlio César Ambrósio, “o município tem muito a ganhar com essa parceria, que vai trazer grandes benefícios para a população. Estamos muito otimistas com o avanço que a saúde vai ter e desejo que ele seja duradouro”.

O Diretor Geral da FESO, professor Luis Eduardo Possidente Tostes encerrou a cerimônia reafirmando que “este é um contrato que busca qualificar a rede SUS a partir de uma parceria de um centro de formação com serviços públicos em que possamos preservar um cenário de prática para aqueles que buscam a formação em saúde e contribuir para qualificar a rede capacitando seus profissionais”.

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário